As Aventuras do Avião Vermelho Cinema

Conheçam a animação brasileira inspirada em livro de Erico Veríssimo

09:27Kellen Pavão


Conhecido por diversos trabalhos como contos, romances, novelas, ensaios e especialmente por sua icônica obra "O Tempo e o Vento", Érico Veríssimo também escreveu livros infanto juvenis.

A Vida de Joana D'Arc, Rosa Maria no Castelo Encantado, As Aventuras de Tibicuera e A Vida do Elefante Basílio são obras do escritor voltadas para o público infantil, assim como As Aventuras do Avião Vermelho publicado por Erico em 1936, que agora ganhará uma versão no cinema.


O livro aborda dramas e relações humanas, e tem uma pegada diferente das animações da Disney. A história gira em torno de Fernandinho, que perdeu a mãe e, se sentindo negligenciado pelo pai, vira baderneiro na escola. Fernandinho é um bom menino, só precisa de atenção. E o pai, que se atira no trabalho, busca um consolo para a própria perda (da mulher). Tentando se reaproximar do filho, o pai o presenteia com um livro que encanta o garoto - conta as aventuras do Capitão Tormenta no avião vermelho do título. Para salvar o capitão, que ficou preso na península de Kamchatka, Fernandinho embarca no avião com seus brinquedos preferidos, o Ursinho e Chocolate. E voam da Lua ao fundo do mar, passando por África, China e Índia até chegar à Rússia. Nesse voar, é como se Fernandinho precisasse resolver seus problemas com o pai para realizar o rito de passagem.

Frederico Pinto é diretor de animação, entre seus trabalho, Docinhos (2002), Salão Aurora (2004), Foi onde deu pra chegar de bicicleta (2005), Os Olhos do Pianista (2005), Quintana inventa o mundo (2006), Tratado de Liligrafia (2008) e a série Loja da Esquina (2007). José Maia é animador. Eles não investem só na qualidade do texto de Erico, mas buscam lhe dar uma forma atraente para as plateias do terceiro milênio. Para isso, valem-se de referências posteriores à escrita do livro, a filmes como 2001, Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, e Star Wars, a série de George Lucas, bem como a Chapolim, a série mexicana de Roberto Bolaños com que o ator e escritor que morreu há pouco satirizava os heróis norte-americanos. Esse teor de crítica também se manifesta no Avião Vermelho, mesmo que, no imaginário do público, os bonecos possam parecer recriações da série Toy Story, de John Lasseter, da Pixar.

Confiram o trailer de O Avião Vermelho:


Fonte: Estadão



O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,as-aventuras-do-aviao-vermelho-se-baseia-em-livro-de-erico-verissimo,1607403
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,as-aventuras-do-aviao-vermelho-se-baseia-em-livro-de-erico-verissimo,1607403O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,as-aventuras-do-aviao-vermelho-se-baseia-em-livro-de-erico-verissimo,1607403

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato