100 filmes: da Literatura para o cinema Cinema

100 filmes: da Literatura para o cinema, organizado por Henri Mitterand

00:00Universo dos Leitores

“Adaptar um romance é realmente um exercício de matemática cujo objetivo é determinar o que vai permanecer e o que será eliminado. É como se tivéssemos a carcaça de um automóvel e precisássemos decidir quais peças colocar no motor, em qual ordem, para que o carro ande o mais rápido possível, mas também para não quebrarmos a cara com ele.” (Mathieu Kassovit)

Cinema e literatura são coisas diferentes, mas que andam de mãos dadas. Todos nós sabemos que todo ano vários de livros são adaptados para as telonas conquistando milhares de fãs e gerando opiniões controversas. Para alguns, os livros são sempre melhores. Para outros, não é possível comparar precisamente e cada um tem a sua beleza por focar em um ponto específico. 

Pensando nessas infinitas controvérsias, o crítico de cinema Henri Mitterand organizou o livro 100 filmes: da Literatura para o cinema, que muito mais que apresentar 100 livros que foram transformados em filmes, demonstra as diferenças entre um e outro, as dificuldades de transposição de emoções etc. 

Nas primeiras páginas tem uma análise interessante sobre os objetivos de uma adaptação e sobre a melhor maneira de refletir sobre a qualidade de um filme e de um livro. Logo em seguida, começam as dicas de adaptações. 
Para cada indicação ele coloca uma sinopse, uma breve análise comparativa entre o filme e o livro, e algumas fotos. Apesar da tentativa de variar os estilos e as nacionalidades, o grande foco da coleção foi o cinema francês (que eu adoro e me esforço para descobrir cada vez mais). 

Como todo livro que serve como um “guia”, essa edição contém várias dicas interessantes, mas deixa várias outras de fora. De toda forma, vale como fonte de inspiração e de descoberta de títulos novos e diferentes, o que é sempre bom! 

Vejam um pouco da edição: 
Sem dúvida uma ótima opção de livro para fãs de cinema e de literatura. Uma ótima opção de presente também... Já separei alguns títulos que quero assistir e ler. Pretendo contar por aqui quando conseguir fazer isso...

Gostou? Compre aqui: Submarino ou Saraiva.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato