Adoro ler mas estou com dificuldades para me concentrar. E agora? Dicas

Adoro ler mas estou com dificuldades para me concentrar. E agora?

00:00Universo dos Leitores


Depois de colocar uma meta de leitura de 50 livros nas suas resoluções de ano novo, você se depara com uma lista incrível contendo livros que você ganhou, livros pelos quais você se apaixonou e comprou imediatamente na livraria, livros empoeirados na estante e ainda livros que você conheceu através de indicações e dos blogs literários que acompanha. 

Então começa o ano e você tem tudo: a vontade, a lista e principalmente os livros, então está tudo pronto pra começar sua incrível maratona literária, certo? Não necessariamente. Ao longo do texto vou explicar como nem sempre essa jornada de leitura é tão simples e óbvia  assim.

Por diversas razões muitas vezes não conseguimos colocar em dia a lista de leitura que gostaríamos de ter ao longo do ano. Cansaço, falta de tempo, um enorme bombardeio de informações, dificuldade de concentração e até mesmo a preguiça as vezes se tornam grandes obstáculos e podem causar uma enorme frustração caso a meta de livros não seja cumprida.

Pensando nisso preparei algumas dicas para minimizar essa falta de concentração e tornar a leitura mais proveitosa. Confiram:


1. Esqueça os smartphones durante a leitura:

Fonte:Blog Ing
Se você é um viciado em smartphones pode não ter gostado da primeira dica, mas já adianto que não foi um conselho em vão. Eu odeio dizer "estudos apontam" mas já foi comprovado que o uso excessivo de smartphones  prejudica a nossa atenção a ponto de provocar até acidentes no trânsito. Um dos motivos é a velocidade de troca de informações e a gama de aplicativos que estão à nossa disposição, o que faz com que sejamos notificados a todo instante. Isto leva a interrupção de uma interpretação, um raciocínio e até uma conclusão durante a leitura, comprometendo a memorização de partes importantes do livro. Portanto, se você almeja uma leitura proveitosa, esqueça o seu smartphone enquanto lê. Se deixá-lo de lado for muito difícil, você pode silenciá-lo ou fazer ainda melhor: desligar o 3G/4G e o Wi-Fi. Assim você não ficará tentado a conferir quantas curtidas levou na última foto ou se chegou um novo email.

2. Procure um lugar silencioso e confortável para ler

Fonte: Site Cozinhas Itatiaia
Calma, eu sei que muita gente adora ler na rua, em uma praça ou no transporte público, e até usa a leitura como distração no trânsito (e não tem nada de errado nisso). Mas ler em um lugar calmo, agradável e silencioso pode tornar a leitura mais eficiente. No trânsito o livro nos ajuda a distrair e matar o tédio porque passamos muito tempo parados sem ter o que fazer, mas quando chegamos em casa temos várias outras coisas que são do nosso interesse e que exigem a nossa atenção: televisão, internet, música, video-games, smartphones, telefones, isto sem falar nos nossos familiares e até mesmo as tarefas de casa. Por isso é importante criar um ambiente confortável em casa que nos permita concentrar o máximo possível.

3. Crie o hábito de ler em um horário definido


Esta dica pode não ser a ideal para todos, mas vai facilitar muito a leitura de quem puder colocá-la em prática. Isto porque ler com frequência em um determinado momento do dia vai tornar sua leitura mais eficiente e reforçar o hábito de leitura, facilitando a sua concentração. 

4. Sinta-se motivado a ler o que te atrai no momento, e não o que a maioria das pessoas está lendo.


Não é porque seu amigo disse que "todo mundo deveria ler A Odisséia", ou porque todo mundo só fala no último best-seller do Dan Brown que você deva ler algum dos dois livros no momento. Cada pessoa tem um estilo, uma fase e um timing diferente. Assim como acontece com a música, filmes, e artes em geral, cada um tem um gosto e um momento para conseguir apreciar ou não determinada obra. Esta fase é algo muito pessoal e só você sabe qual é o tipo de leitura que lhe atrai momentaneamente. Logo, se você está curioso, sempre quis ler A Odisséia, ou se interessou pelo enredo do best seller mais vendido, leia. Mas ler um livro apenas porque "todo mundo está lendo" ou "todo mundo deve ler" é um tremendo erro e vai distanciá-lo do seu foco, que é avançar a leitura do livro que você realmente quer ler. Você pode adiar ou tirar da fila um livro do seu interesse pra se ater a algo que vai acabar deixando de lado.

5. Leia o que te faz bem.



Pode parecer óbvio (e muito parecido com a dica anterior), mas sinto-me na obrigação de reforçar: leia o que te faz bem. O hábito de leitura (como o nome já indica) constitui-se em um processo que demanda tempo, e muitas vezes você gosta justamente daquele autor super criticado, mas que foi o primeiro que você conseguiu manter fora dos limites da escola. Está tudo bem! A leitura deve ser prazerosa, e você não deve forçar a barra pra ler um livro que você não se identifica ou não está pronto para ler, senão vai acabar abandonando a leitura e perdendo o encanto. Mas fique atento: não estou dizendo que você deva ficar pra sempre na sempre na zona de conforto ou nunca deva procurar leituras diferentes. Como eu disse, o hábito de ler vai se consolidando com o tempo, e normalmente vamos amadurecendo conforme lemos mais. Por isso leia o que te dá prazer, informe-se, pesquise resenhas e comentários nos blogs e vlogs literários e dê um passo à frente à cada novo livro.



6. Se não estiver com energia pra ler, adie a leitura.


Mais uma dica que parece óbvia, mas só parece. O cansaço e o estresse depois de um dia de trabalho pode detonar o prazer que a leitura  traz e torná-la algo desgastante. Assim, o livro que deveria trazer conforto em algum ou alguns dias pode tornar-se um fardo. Ler sem energia, sem vontade, pode não prender sua atenção ao livro e ainda pode fazer com que você esqueça tudo que leu. Quem é que nunca se pegou lendo páginas inteiras sem prestar atenção em absolutamente nada do conteúdo? Forçar uma leitura poderá levar a duas consequências: você pode esquecer trechos fundamentais ou na pior das hipóteses você não se prenderá a história, o que fará com que você abandone o livro ou até crie uma certa antipatia dele. Portanto, se você está cansado a ponto de interferir na qualidade da leitura, faça outra coisa pra se distrair e deixe a leitura para outro dia.

7. Leia mais de um livro ao mesmo tempo.


Nem todas as pessoas conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas normalmente quem tem esse hábito gosta bastante. Particularmente gosto de ler mais de um livro ao mesmo tempo, de preferência se o gênero for diferente. Eu sempre me envolvo bastante com os livros: fico alegre, feliz, triste e até melancólica de acordo com a história que estou lendo. Então quando leio algo mais pesado e estou em um dia mais cansativo, gosto de equilibrar alternando para uma leitura mais leve. Sem contar que este hábito ajuda a estimular o cérebro no que diz respeito à capacidade de memorização. Então se você conseguir pode aplicar a dica acima. Caso não consiga, respeite seus hábitos e siga com um livro só.



8. Respeite seu ritmo.

Fonte: Etsy.com
Algumas pessoas tem uma facilidade incrível de ler com rapidez, outras nem tanto. Confesso que já devorei livros de 600 páginas em um dia, e hoje já não conseguiria fazer o mesmo. Eu sou formada em Direito, e durante a faculdade lia um livro inteiro em uma madrugada, mas hoje tenho certeza de que isso seria impossível!

Que conclusão tiro disso tudo? Ler mais ou menos rápido não diz nada sobre a qualidade da leitura: o que interessa é a sua capacidade de absorver as informações lidas. Se você consegue ler um volume de Game Of Thrones em dois dias, excelente! Mas se você não consegue não faz sentido ler tudo de uma vez e acabar deixando partes da essenciais história de lado. Ler dois volumes de "O Senhor dos Anéis" em uma noite além de duvidoso, pode não ser interessante para você como foi para aquele seu amigo fã de Tolkien. Devemos respeitar o nosso ritmo, que é algo muito pessoal. Ninguém se torna um leitor melhor ou pior pela velocidade que lê. 

9. Evite estabelecer metas e prazos rígidos para concluir seus livros

Nós, blogueiros muitas vezes temos que fazer malabarismos pra conseguir equilibrar o trabalho, tarefas de casa, estudos, criação de conteúdo, vida social, e claro: tempo pra leitura. Em virtude das parcerias, muitas vezes temos que "acelerar" a leitura e nos organizarmos pra não prejudicar os prazos de publicação. No entanto, se você não tem um prazo pra terminar um livro, não tem porquê correr com a leitura. O ideal é ler com calma para que a leitura flua naturalmente.

10. Faça anotações: risque e rabisque

Primeiramente: Esta dica NÃO se aplica de jeito nenhum a livros emprestados, (não custa lembrar). Mas se o livro é seu, não se intimide em grifá-lo e anotá-lo. Eu sei que muitos leitores não gostam desta prática ou tem medo de danificar o livro, mas é uma técnica que ajuda a memorizar e até a interpretar melhor uma história. O livro existe para te atender e não o contrário, não tenha medo de anotar: o livro é seu! Além de dar personalidade ao seu livro, esta é uma prática super saudável que ainda ajudará você a relembrar um trecho ou uma frase.

Espero que vocês consigam colocar em prática ao menos uma dessas dicas!





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato