Clássicos Zahar Crítica

O Mágico de Oz, de L. Frank Baum

00:00Universo dos Leitores

O Mágico de Oz foi escrito por L. Frank Baum no ano de 1901 e até hoje é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. O livro, que apresenta uma temática simples e original, fugiu dos clichês e conquistou crianças e adultos ao redor do mundo.

Dorothy, nossa protagonista, é uma pequena e doce garota que tem uma vida solitária e triste, tendo como único amigo e companheiro o seu cachorrinho Totó. Certo dia, a sua casa é atingida por um ciclone e ela se surpreende ao encontrar um mundo totalmente diferente do seu, um local repleto de cores, de vida, de plantas fantásticas e seres interessantes e curiosos.

Assim que chega nesse lugar fantástico ela conhece uma feiticeira e descobre que a sua casa havia caído no terreno de uma bruxa má que escravizava os povos do local e que a única forma de sair daquela terra seria com a ajuda de Oz, o grande, poderoso e misterioso mágico. Diante da informação, Dorothy inicia uma jornada incrível e repleta de acontecimentos inusitados.

Entre os diversos seres que encontra ao longo do caminho, ela fez uma amizade especial com três: um espantalho, um homem de lata e um leão covarde. O espantalho sonha em ter um cérebro, o homem de lata quer um coração e o leão só deseja ter coragem para se tornar o rei da floresta.

“Eu vou ficar com o coração - respondeu o Lenhador de Lata. - Porque um cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo."
Juntos, eles seguem uma longa e perigosa estrada, mas após muito esforço e sacrifico, alcançam a terra de Oz, conhecida como “Cidade Esmeralda”. Depois de uma longa espera os viajantes tem a oportunidade de conhecer o mágico, acontece que ele não era nada do que eles esperavam. Com isso, um novo desafio aparece para os nossos personagens, que precisam descobrir quem eles realmente são. 

O interessante do trabalho de Baum é que ele evitou os estereótipos das histórias infantis como príncipes e princesas, personagens perfeitos, histórias de amor e de medo (ou morte). O escritor focou a histórias nos sentimentos de amizade, de lealdade e de bondade, com isso, conseguiu criar um conto de fadas moderno e inesquecível.
Além disso, o livro relata com muita precisão a equidade entre o bom e o mal. O autor tentou demonstrar tanto com a utilização das bruxas como com a questão do charlatanismo do Mágico de Oz, que ninguém é completamente bom ou completamente mal e que esses sentimentos se misturam em todos os seres.

A narrativa é deliciosa, envolvente e cativante. Os personagens são tão bem caracterizados e intensos que parecem que se tornam nossos amigos. Ah, quantas vez eu senti vontade de abraçar a Dorothy, aquela garota tão frágil e tão forte. 

Sem dúvida uma história inesquecível e delicada! 
Sobre a Edição:

A edição comentada da Zahar conta com ilustrações originais, apresentação, prefácio, notas de rodapé, várias versões de capas e ilustrações, e uma cronologia do autor. É uma edição definitiva, que faz parte da Coleção Clássicos Zahar.
Gostou? Compre aqui: Saraiva, Submarino ou Americanas.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato