Chad Kultgen Editora Record

Homens, Mulheres e Filhos, de Chad Kultgen

00:57Universo dos Leitores

Sincero, intenso, obsceno, realista e cruel. Assim é Homens Mulheres e Filhos, que foi publicado no Brasil pela Editora Record e chegou às telonas com o mesmo título e ótimos atores no elenco. 

Com uma premissa simples e extremamente atual, o livro nos coloca diante da realidade de cinco adolescentes de 14 anos, que estudam em uma mesma escola, e  utilizam compulsivamente a internet e das redes sociais, o que influencia diretamente na formação das suas personalidades e nas suas vidas sexuais. 

"[...]Esse era o objetivo dessa nova geração que queria tudo entregue de bandeja sem ter de trabalhar duro para conseguir um lugar no mundo, sem ter que fazer nada além de existir."

Jovens e repletos de desejos e curiosidades, eles aproveitam da suposta privacidade oportunizada pelo mundo virtual e começam a fazer descobertas que nem sempre são saudáveis ou adequadas. Chris se vicia em vídeos pornôs relacionados à humilhação das mulheres e à submissão sexual, o que faz com que ele perca a capacidade de sentir prazer em relações comuns; Allison Doss começa a frequentar grupos relacionados à anorexia e bulimia, e coloca a saúde em risco em razão das dicas imperdíveis das "amigas virtuais"; Tim Money foge dos seus problemas familiares enquanto joga World Warcraft, um RPG online, e escuta os comentários racistas, machistas e preconceituosos dos outros participantes que ele sequer sabe os nomes, mas considera amigos; Hannah é obcecada por fama e a sua mãe, com a intenção de ajudá-la, cria um site secreto e divulga fotos privadas da filha para arrecadar dinheiro; Brandy, vítima de uma mãe superprotetora que fiscaliza constantemente as suas contas na internet e sabe todas as suas senhas, cria uma conta secreta no MySpace e por lá se comunica com vários desconhecidos e fala constantemente sobre sexo e obscenidades que ela nunca experimento; e  Brooke namora Danny Vance, um dos jogadores do time da escola, com quem decide transar, mesmo sem vontade, apenas para competir com as colegas e ser melhor e mais experiente.  
Em meio ao cenário complexo e degradante que envolve cada adolescente, o autor também nos apresenta a realidade dos seus pais, o que comprova que alguns deles também aproveitam das facilidades da internet para serem infiéis e/ou alcançarem benefícios próprios. 

“Nossos filhos vão ser a primeira geração que passou a vida inteira na internet.”
(personagem Patricia Beltmeyer)

A história é interessante e apresenta de forma brilhante e direta o quanto o mundo virtual isola as pessoas, muda os seus hábitos, incentiva a solidão e muitas vezes, ao moldar comportamentos e influenciar na formação de opiniões, causando depressão, neurose e perversão. 

A narrativa é fluida e a linguagem simples, mas o autor não poupa o leitor e não se utiliza de meias-palavras ou insinuações. Ele escreve de forma direta e clara sobre os desejos e problemas dos personagens, narra cenas de sexo com muitos detalhes e choca ao demonstrar a perversidade de alguns conteúdos virtuais.

Outro ponto de chama a atenção é o fato de que aparentemente todas as pessoas são felizes, todas as famílias são unidas e todos possuem rotinas comuns. Contudo, para além das aparências, cada um guarda segredos sórdidos, imperfeições gritantes, medos, fraquezas e dores. 

Vale destacar que a história não possui um final preciso e não apresenta nenhum tipo de julgamento moral ou discussão sobre o certo ou o errado. O que ela contém é pura e simplesmente uma amostragem da vida real, com as suas complexidades e os seus mistérios.

 Leitura indicada! 



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato