Babi Souza Crítica

Vamos Juntas?, de Babi Souza

00:00Universo dos Leitores

Quando eu recebi da Galera Record o livro "Vamos Juntas? O guia da sororidade para todas", eu não fazia ideia da temática e menos ainda do significado da palavra "sororidade". Comecei a folear e quando eu vi já estava vidrada, afinal, a edição aborda um tema que me interessa muito: as mulheres!

"Vamos Juntas?" é o projeto da jornalista Babi Souza, que tem por objetivo auxiliar as mulheres na luta contra a violência. A ideia surgiu quando a Babi, que sempre sentia medo de voltar para a casa tarde e não sabia como resolver o problema, já que todos os trajetos possíveis envolviam partes desertas ou escuras, encontrou a companhia de uma desconhecida e se sentiu mais segura e feliz... Em síntese, ela pensou: "por que não fazemos isso sempre? Por que continuamos andando sozinhas, se podemos conversar com a mulher que vai ao lado e que possivelmente sente a mesma coisa?". 
Uma postagem sobre o assunto no Facebook foi suficiente para que ela percebesse que aquele medo não era só dela e que em geral as mulheres se sentem coagidas com a postura abusiva de muitos homens, o que faz com que algumas vezes elas se sintam incomodadas andando sozinha nas ruas. 

E foi com essa situação simples que nasceu o projeto que agora já tem representantes e grupos em quase todos os estados, e que tem uma proposta bem mais ampla: lutar não só por companhia, mas sim por mais companheirismo entre as mulheres, por mais amor, mais solidariedade e claro, menos machismo e mais igualdade! 

E daí surge o termo sororidade, que representa a versão feminina da palavra fraternidade, em que o prefixo "frater" significa irmão. Então é isso que você vai encontrar no livro: dicas de como ser mais solidária e companheira com as outras mulheres, dicas de como tornar os nossos dias mais seguros e mais agradáveis.
Entre as várias abordagens, o livro, que tem linguagem simples e bem introdutória, explica as formas nas quais o machismo é inserido na sociedade e mostra maneiras simples para mudarmos o nosso pensamento. Além disso, a edição apresenta uma lista com as conquistas das mulheres aos longo dos anos e fala sobre um tema que muitos ainda sentem medo: o feminismo!

Sem dúvida é um livro interessante, com uma proposta importantíssima. Acreditem, por mais feministas que vocês sejam, o machismo ainda pode estar inserido em você em algumas atitudes e comportamentos. Pense sobre isso, pesquise, tente mudar e melhorar sempre... Esse livro pode ser uma ótima maneira de começar! :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato