Cia das Letras Companhia das Letras

Linha M, de Patti Smith

00:00Isabela Lapa


Patti Smith, para quem não sabe, é uma cantora norte americana que alcançou o sucesso no ano de 1975, quando no auge do movimento punk lançou o álbum Horses e revolucionou o mundo do rock. 

Contudo, além de ter um grande talento para a música, ela também é poetisa e escritora, e gosta de escrever sobre a própria vida. Linha M, seu segundo livro publicado no Brasil, reúne várias das suas memórias e fala com muita intensidade sobre o tempo, o passado, o presente, as dores, as felicidades e, principalmente, o peso das lembranças. 

Patti nos leva a uma envolvente história sobre a sua vida e narra as suas memórias com muita intensidade, na medida em que elas lhe vem à cabeça, e sem nenhuma cronológica. É mágico conhecer mais sobre a sua vida, seus medos e sua forma de ver o mundo! 


Por meio das memórias contidas em um caderno de anotações, acompanhamos a infância dos seus filhos, a perda do marido, do irmão e de várias outras pessoas especiais. Da mesma forma, conhecemos por meio do seu olhar a Casa Azul da Frida Khalo e participamos de algumas conferências e encontros especiais que ela vivenciou.

"Desejamos coisas que não podemos ter. Tentamos conservar certos momentos, sonos, sensações. Quero ouvir a voz da minha mãe. Quero ver meus filhos ainda crianças. Mãozinhas pequenas, pés ligeiros. Tudo muda. Garoto crescido, pai morto, filha mais alta que eu, chorando por causa de um sonho ruim. Por favor, fiquem aqui pra sempre, digo para as coisas. Não vão embora, não cresçam."

A sua narrativa é tão intensa e sincera, que a leitura flui de forma natural e envolvente. É interessante que apesar de todas as suas tentativas no sentido de permanecer distante e demonstrar a sua solidão, nós nos sentimos próximos da artista, nos sentimos amigos e conseguimos compartilhar os seus sentimentos e entender os seus motivos.


Além da narrativa, o livro também conta com várias fotografias tiradas pela autora ao longo das suas viagens, o que compõe os cenários e contribui para o nosso "passeio" pelas suas memórias e experiências. 

Sem dúvida uma obra que vale a pena conferir e que vai encantar não apenas os fãs da Patti, como todos aqueles que gostam de bons livros e histórias sobre a vida real.

Adorei e já quero ler o primeiro livro da autora, que eu ainda não li!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato