Cinema Pausa Para o Cinema

Cisne Negro

10:17Kellen Pavão



Cisne Negro é um filme que retrata o universo de Nina, uma jovem dedicada que se empenha para conquistar o papel de protagonista do ballet “O Lago do Cisnes”, substituindo a primeira bailarina de uma companhia. Nina possui características semelhantes à de Odete (protagonista da peça) por sua ingenuidade e delicadeza, o que lembra muito a pureza do cisne branco. No entanto, a jovem encontra dificuldades de interpretação ao dar vida ao Cisne Negro, não convencendo o diretor artístico de sua companhia de dança. 

Perfeccionista, Nina se vê pressionada também pela mãe, que a mantém sob seu controle e a trata de maneira infantil. A bailarina tem todos os passos controlados e vive sob rígida disciplina, além de sua dedicação exclusiva à dança. Seu amadurecimento é castrado e a reprimida bailarina enfrenta dificuldades para lidar com questões como sexualidade, autonomia e a competicão entre as bailarinas da companhia.

À medida em que Nina luta por uma boa interpretação do cisne negro, que é um papel mais instintivo e sensual, iniciam seus conflitos já que tais características são opostas à personalidade dela. Ao mesmo tempo em que Nina busca perfeição para dar vida ao alter-ego negro, carrega consigo um sentimento de culpa por exteriorizar esse lado mais ousado, cheio de sensualidade e até perverso, um mundo desconhecido para a ingênua bailarina. E é a partir daí que somos levados a uma viagem eletrizante pela mente cada vez atormentada e confusa de Nina, ao som de uma bela trilha sonora e da interpretação dramática de Natalie Portman. 


Destaques: Cisne Negro é um thriller psicológico baseado na vida de uma bailarina insegura e perfeccionista, dirigido por Darren Aronofsky (conhecido por seu brilhantismo e criatividade). Neste filme o aclamado diretor fez com que uma história aparentemente comum se transformasse em uma análise da tão complexa mente humana. O cenário soturno é um dos artifícios utilizados para demonstrar os delírios e a mente atormentada e obscura de Nina, o que traz um certo suspense ao filme. Através de recursos simples Aronofsky consegue apresentar com maestria toda a angústia de Nina, interpretada de forma brilhante por Natalie Portman que se dedicou muito à construção da personagem, se submentendo inclusive à muitas horas diárias de ballet clássico e à uma dieta rigorosa que a fez perder peso. Destaque também para Mila Cunis que deu vida à Lilly e desempenhou muito bem o papel da suposta rival de Nina, além de Vincent Casse, que esteve na pele do diretor. A trilha sonora é assinada por Clint Mansell, melhor amigo de Aronofsky que compôs as músicas de todos os outros filmes criados pelo diretor (Pi, Requiem Para um Sonho, Fonte da Vida e O Lutador). Inspirada na composição original de Tchaikovsky para o ballet O Lago dos Cisnes, a trilha de Cisne Negro, além de ser uma das mais fantásticas que já ouvi em uma sala de cinema é um elemento fundamental para demonstrar os delírios de Nina. Em um desfecho fantástico, Aronofsky mais uma vez mostrou a que veio e fez de Cisne Negro um dos filmes mais elogiados de 2011.

Vale a pena conferir o premiado thriller!


 

Trailer do Filme:



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato