Novidades

NOVIDADES: Jane Austen estará estampada nas notas de 10 libras britânicas

22:30Universo dos Leitores



Jane Austen, ao lado de Shakespeare, é certamente um dos maiores nomes da literatura inglesa. Sendo assim, é sempre homenageada e lembrada em momentos e situações importantes. Inclusive, conforme já falamos aqui no blog, na comemoração do seu aniversário de 200 anos, lançou uma coleção de selos em homenagem ao livro "Orgulho e Preconceito", sua obra de maior sucesso. 

Agora, a novidade em torno da escritora é que ela será a substituta de Charles Darwin nas notas de 10 libras britânicas. As notas com o seu rosto estarão em circulação a partir de 2014, conforme as informações do Banco da Inglaterra.

A escolha das pessoas a serem homenageadas é tão importante que foi motivo de abaixo assinado no país. Isto porque, no mês de abril, o banco informou que em 2016 as notas de 5 libras deixarão de conter a imagem de Elizabeth Fry, reformista do século XIX, para conter  o rosto de Winston Churchill, fato que irritou inúmeras feministas.

Com isso, elas se organizaram por meio de uma petição e reuniram 35 mil assinaturas, no intuito de exigir que a próxima nota de 10 libras fosse representada por uma mulher. Para elas, a escolha de Austen representou uma vitória. A escritora será a terceira mulher a receber a homenagem. 

O Banco, por sua vez, se manifestou no sentido de que nunca teve intenção de estabelecer diferenças entre sexos no momento da escolha e que a partir de agora contará com a população para a propositura de melhores idéias no momento do processo de seleção das figuras públicas.
Foto dos selos sobre a obra "Orgulho e Preconceito".

Perdurar no tempo e ser reconhecida por ter influenciado uma época não é uma tarefa fácil. Jane Austen, no entanto, realizou um trabalho primoroso e se tornou eterna na história literária mundial, o que a faz merecedora de todas as homenagens.

Quem quiser conhecer um pouco sobre a vida da renomada escritora, pode conferir na nossa sessão "Escritores", basta clicar aqui.






You Might Also Like

6 comentários

  1. Eu amo a Austen, rsrsrs. Vou passar a usar só dinheiro britÂnico, hehe. Gostei muito também do post que você fez sobre ela, acabei de conferir.
    Gostei do seu blog, estou seguindo!

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que massa heim! Estou me sentido a maior poser da literatura por não ter lido nada da Jane ainda ... kkk ... mas já tenho em mente que começarei com Orgulho e Preconceito!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hohoho, achei isso muito legal! ♥ Viva Jane Austen!

    Bjs,

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee!

    Nossaa, que legal! Eu li orgulho e preconceito e eu amoo os filmes.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai que amor, ela merece!Na época dela, com certeza foi uma mulher bem corajosa!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Caroline! Merece e muito! Por aqui somos fãs!

      Bjs :)

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato