Infanto-juvenis Livros

INFANTO-JUVENIL: O silêncio da água, de José Saramago

10:58Isabela Lapa

O Silêncio da água é um dos textos retirados do livro "As Pequenas Memórias", publicado por José Saramago no ano de 2006 e que reúne memória da sua infância. Com ilustrações delicadas e sensíveis de Manuel Estrada, o conto retrata a vida de um garoto que foi pescar no Rio Tejo e se surpreendeu ao encontrar um peixe enorme, que foi mais forte que ele e puxou o anzol. 
Triste e indignado por perder o peixe e os seus utensílios de pesca, o garoto retorna à casa da avó para buscar novos equipamentos de pesca e lutar para pescar o exato peixe que "lhe deu o bote". 
De volta ao rio e após horas de espera, a tristeza tomou conta do menino, que percebeu que o peixe jamais voltaria. No entanto, após algumas reflexões, ele constatou que "Aquele barbo tinha vivido muito, devia ser, pela força, uma besta corpulenta, mas de certeza não morreria de velho, alguém o pescou num outro dia qualquer". 
Após essa análise, ele também percebeu que de uma forma ou de outra havia deixado marcas no peixe, marcas que ele também levaria por toda a vida.
Com uma mensagem singela e repleta de sensibilidade, Saramago apresentou uma história espetacular. A Edição da Companhia das Letras está um primor e muito lúdica, então sem dúvida é uma ótima leitura para as crianças, que poderão se inserir no universo de um dos escritores mais importantes de todos os tempos.

"Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o 
silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci". 

José Saramago


*Conheçam A Maior Flor do Mundo, a outra história
 infantil de José Saramago. Clique aqui.



                                                   


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato