Charles Bukowski Escritores

Especial Charles Bukowski: Sobre o escritor - Cinismo, Controvérsia e Libertinagem

20:08Universo dos Leitores





Vida e obra

No dia 16 de agosto de 1920 nascia um dos escritores mais polêmicos da literatura contemporânea: Charles Bukowski, também chamado de Buk . Filho de um soldado americano e de uma alemã, o autor tinha um estilo próprio de escrever, caracterizado pelo pessimismo e pelo cinismo inerente do autor.

Bukowski morou em Los Angeles até os cinquenta anos onde teve uma infância difícil, marcada pelas agressões do pai. Não bastasse isto, Charles ainda tinha que lidar com as inflamações cutâneas provocadas por acne, alvos de discriminação e motivo do seu posterior isolamento.


Introspectivo, Buk não era um escritor convencional: seus textos são sujos, explícitos e demasiadamente realistas. Bukowski não se media ao compartilhar com o mundo sua maneira depressiva de enxergar a vida, através de romances marcados pela sua escrita politicamente incorreta. 

Polêmicas, controvérsias e a boemia de Bukowiski

O escritor (e poeta diga-se de passagem) trabalhou em inúmeros empregos antes de conquistar seu espaço, inspirando-se em autores como Fiódor Dostoiévski e Ernest Hemingway.

Ainda hoje Bukowski é contestado por sua escrita marginal, totalmente adversa ao senso comum. Seu estilo sarcástico e debochado aliado à sua escrita politicamente incorreta, escatológica e cínica tornaram-no uma figura controversa no meio acadêmico, dividindo opiniões quanto ao reconhecimento do "escritor sujo".

O que Bukowski fez e ainda faz através de suas obras é escancarar o mundo à nossa frente, cru e com todas as invirtudes que ele pôde enumerar. Além disso ele não se intimidou por qualquer pudor no que diz respeito à sexualidade, narrando com muita naturalidade suas aventuras sexuais com detalhes sórdidos. 

Bukowski quebrava paradigmas. Boêmio, alcóolatra, irônico, libertino, sarcástico, detalhista e escritor compulsivo, Charles nos agride com suas verdades e nos provoca com sua esbórnia, enquanto nós seguimos firmes, devorando suas obras que soam como um grito de sinceridade, sem máscaras, sem enrolação.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato