Contos de Shakespeare Crítica

Contos de Shakespeare, de Charles e Mary Lamb

06:00Universo dos Leitores

Escrito por Charles Lamb e Mary Lamb no ano de 1807, Contos de Shakespeare traduz em linguagem adequada para crianças as novelas de Willian Shakespeare, um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. Enquanto Mary foi a responsável pelas novelas, Charles cuidou das tragédias e para compor a obra eles escolheram 28 títulos do escritor, entre eles Sonho de uma Noite de Verão, Rei Lear, Romeu e Julieta, Macbeth, A megera domada e O mercador de Veneza. 

Quem conhece os textos originais do escritor perceberá na leitura do livro o cuidado com a adaptação. As palavras foram colocadas de forma bem próxima às originais, o contexto e as lições finais do texto também foram preservados. A função dessa adaptação foi tornar a narrativa de Shakespeare mais acessível para os jovens leitores, possibilitando maior compreensão e interação com a leitura. 
No entanto, é preciso destacar que assim como a adaptação, a tradução de Mário Quintana está impecável. Com isso, mesmo sendo voltado para os jovens, a leitura não é fácil. A tradução mantém todo o estilo de linguagem da época (1807), o que faz com que a leitura demande atenção e um certo tempo. No entanto, as palavras se encaixam com tanta delicadeza e perfeição que os textos fluem de forma positiva e extremamente encantadora. 
Para os que gostam de contos com reflexões sobre a vida, a família, a vingança, o ciúme, o perdão e as escolhas encontrará nessa obra uma grande oportunidade de compreender esses temas sob o ponto de vista de um homem que sem dúvida marcou uma geração e conseguiu ultrapassar as barreiras do tempo, sendo uma fonte de inspiração para diversos escritores até os dias de hoje. 
Além de textos agradabilíssimos, a edição conta com lindas ilustrações de Weberson Santiago, que em preto e branco conseguiram revelar uma intensidade incrível e manter o estilo clássico e imponente das histórias. 

Sem dúvida o livro é uma ótima escolha para os fãs de Shakespeare e para o que desejam conhecer o seu trabalho. 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato