Andrew Smith Crítica

Minha Metade Silenciosa, de Andrew Smith

00:30Universo dos Leitores

Narrado em primeira pessoa, o livro tem uma história triste e realista, que levanta questões importantes sobre o universo adolescente, entra elas bullying, relações familiares, descoberta da sexualidade, uso de drogas, solidão e amadurecimento.

Conhecido como Palito, em razão do seu tipo físico, Stark McCellan é um garoto de 13 anos de idade, que tem uma estrutura familiar complicada e é vítima constante de bullying pelo fato de não possuir a orelha direita, o que prejudica levemente a sua audição, causando certo atraso entre uma palavra e outra. 

"O mundo para mim soa diferente de como soa para todas as outras pessoas. Basicamente o tempo todo, ele soa                                 assim. Metade da minha cabeça fica em silêncio."


Enquanto sofre com a sua condição física, que causa complexos e sentimentos de inferioridade, Palito precisa encarar um mundo que só lhe traz angústia e dor. Dos pais abusivos e violentos à vontade de ter relações normais como os demais alunos da sua classe, a sua vida é permeada de angústias e de inseguranças, que só conseguem ser amenizadas nos momentos em que ele está na companhia de Bosten e Emily. 
Bosten é o seu irmão de 16 anos e que o acompanha e protege em todos os momentos, sendo o seu principal ponto de equilíbrio e a única razão pela qual ele consegue encarar a vida. Emily, por sua vez, é uma garota da escola que diferente das demais, está sempre ao seu lado com uma palavra amiga e um sorriso sincero, sendo a sua primeira referência de amor. 

Não bastassem as dificuldades rotineiras que enfrenta, a vida de Palito passa por uma forte turbulência quando um segredo de Bosten é descoberto e ele precisa abandonar o lar. Sem o irmão e sem saber como proceder, o garoto decide encarar a estrada para trazer de volta aquele que é o seu maior porto seguro. Enquanto viaja, ele conhece pessoas de vários estilos e capazes de fazer o bem ou o mal, o que permite um grande amadurecimento e conduz a história a um final emocionante e marcante. 

"Acredito que, de diversas formas, as memórias são como os sons que ficam presos dentro da minha cabeça. Eles ficam só rodopiando lá dentro em seu próprio ritmo, criando a própria ordem, fazendo suas próprias contas".

Com um contexto realista e personagens carismáticos e bem desenvolvidos, o livro é uma ótima opção para os que gostam de histórias sensíveis e que levantam reflexões. Um drama interessante sobre a juventude e os traumas que a violência doméstica podem causar.

Acredito que certos acontecimentos poderiam ter sido elaborados com maior profundidade, no entanto, a história é boa como um todo, tem uma linguagem excelente e uma abordagem interessante. Vale conferir, se emocionar e se encantar! 
A Edição:

Com uma capa linda e que reflete um momento importante da vida do personagem, a Edição da Gutenberg surpreende pelos detalhes. 

Assim como o personagem principal, o livro só tem uma orelha. Da mesma forma, algumas passagens possuem maior espaçamento entre uma palavra e outra, para intensificar a condição de Palito, que eventualmente escuta as palavras com certo atraso. 

Além disso, o livro é leve e a impressão em folha amarelada facilita a leitura. 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato