A testinha de Gabá Dicas

A testinha de Gabá e a discussão sobre o bullying na infância

00:00Universo dos Leitores

Bullying é a palavra comumente usada para descrever aquelas brincadeiras de caráter ofensivo que são praticadas corriqueiramente nas escolas e que geram inúmeros prejuízos para as suas vítimas – sejam eles físicos ou psicológicos. 

Ora, se até para um adulto é desgastante ser vítima constante de piadas ofensivas que ressaltam algum defeito ou alguma característica diferente no jeito ou na aparência, imagina como é a sensação para uma criança? Elas que, muitas vezes, por medo ou vergonha, sequer relatam a situação para os pais, começam a martirizar o fato, o que prejudica não só o desenvolvimento escolar, mas também, é principalmente, a formação da sua personalidade e/ou do seu caráter.

Exatamente por isso que a questão deve ser sempre trabalhada nas salas de aula e em casa. Os pais e professores devem comungar esforços para reduzir o problema, deixando de tratar a questão como “coisa de criança” e conferindo a ela a importância merecida.

Como fazer isso? Por meio de diálogos, filmes que retratam práticas de bullying e mostram as conseqüências e, também, dicas de como superar ou enfrentar o problema de forma pacífica. 

Uma dica interessante para abordar o assunto é a leitura do livro “A Testinha de Gabá”, do escritor Marcelo Araújo, que tive a oportunidade de ler recentemente. Na história, o escritor conta a trajetória de Gabá, um garoto que recebe o apelido de Testinha pelo fato de ter uma testa grande. 
Incomodado com as brincadeiras de mal gosto e complexado com a própria aparência, o garoto encontra na música a solução para o seu problema e, além de se sentir melhor, passa a ser idolatrado pelos amigos.

A história tem uma linguagem leve e ao mesmo tempo em que diverte, permite a reflexão sobre a importância do diálogo entre os professores e os alunos, assim como entre os pais e os filhos. Também ressalta a forma como a arte pode mudar a nossa trajetória e melhorar nosso cotidiano.
Vale a pena conferir!

Uma dica: quem ainda não conhece o escritor, pode conferir no site a entrevista que já fizemos com ele e a resenha dos seus livros de suspense “A Maldição do Fio Vilela” e “Pedaço Mal Passado”.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato