As Aventuras do Gato Marquês Crítica

As Aventuras do Gato Marquês de Ieda de Oliveira

09:57Universo dos Leitores

Bom dia pessoal! 

Hoje vou falar para vocês sobre um livro encantador que recebi carinhosamente da escritora Ieda de Oliveira: o infantil As Aventuras do Gato Marquês. O livro tem o selo Globinho, da editora parceira Globo Livros e é uma ótima dica de leitura para as crianças.























Ieda tem uma proposta bem interessante: a partir da história do famoso Gato de Botas, ela retrata as aventuras do Gato Marquês, um suposto descendente do gato mais antigo da literatura. 

Assim como o Gato de Botas, o Gato Marquês usava sua esperteza para trapacear para conquistar seus objetivos, principalmente o de caçar pássaros.


No entanto, ao longo da história percebemos a evolução do personagem do gato, que antes era ranzinza e pouco amistoso, mas que com o tempo vai se tornando um pouco mais tolerante e compreensivo com os outros animais.

O interessante é que o Gato Marquês não foge dos seus instintos de gato, mas aprende a lidar com eles para que possa conviver amigavelmente com Melro, o doce passarinho que mudou sua forma de ver a vida e de lidar com as diferenças e com outros bichos.


A linguagem de leda é bem interessante, e a história ainda conta com as belíssimas ilustrações de Lúcia Brandão.

Ao abrir o livro, vemos de cara uma ilustração azul celeste muito parecida com uma aquarela que já nos dá uma pista do universo lúdico da história, e das lindas ilustrações que estão por vir. 

As ilustrações compõe muito bem o cenário da história encantadora criada por Ieda, que deixa uma bela lição de superação, mudança e principalmente de evolução, em uma edição linda e caprichada. Assim, se você quer presentear uma criança com um livro infantil, não pense duas vezes:  As Aventuras do Gato Marquês tem uma proposta linda e com certeza se confirma como uma ótima dica de livro para a criançada!

Sobre a Autora:

Ieda de Oliveira é Escritora com pós-doutorado em Análise do Discurso supervisionado pelo professor Patrick Charaudeau na Université de Paris XIII, doutorado em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa pela USP, mestrado em Literatura Brasileira pela PUC/RJ e Especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ. Recebeu vários prêmios por seu trabalho literário e crítico, entre eles o Prêmio José Guilherme Merquior de crítica literária, o Prêmio Adolfo Aizen de literatura infantil, o Prêmio Alice da Silva Lima de teatro infantil; foi finalista do Prêmio Espace Enfants (Suíça) e agraciada com láureas Altamente Recomendável da FNLIJ. Conferencista convidada para vários eventos ligados à literatura infantil e juvenil, no Brasil e exterior.

Gostou? Compre aqui...


Ficha Técnica

 Título: As aventuras do Gato Marquês

 Autor: Ieda de Oliveira

 Ilustrador: Lúcia Brandão

Selo: Globinho

Gênero: infantil

 Formato: 17,8 x 23,4 cm

 Número de páginas: 48

 ISBN: 978-85-250-5707-5

Indicação de faixa etária: a partir dos 6 anos

 Preço médio: R$ 42


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato