Gerais Hábitos de Leitura

Hábitos literários esquisitos

13:34Universo dos Leitores

Olá Leitores!

No post de hoje eu tenho a missão de contar para vocês alguns dos meus hábitos literários esquisitos. O tema foi escolhido por um grupo de blogs amigos e durante esse mês todos nós falaremos sobre isso. 

A verdade é que cada um tem uma mania, não é mesmo? Tem gente que não lê no ônibus, tem gente que não gosta de e-books, tem gente que usa marcador fluorescente e por aí vai... Eu passei um tempão pensando nas coisas que eu sempre faço e cheguei a uma conclusão: não tenho hábitos tão estranhos! De toda forma, vou contar um pouco das coisas que eu sempre faço:

Escolho o marcador conforme o livro:

Sempre que eu vou começar um livro eu faço uma análise mental (e inconsciente) sobre o tanto que eu tenho vontade de conhecer aquela história. Se a vontade for muito grande, eu abro minha caixa de marcadores e pego um bem bonito e especial. Mas se for um livro que eu não tenho tanta expectativa assim, acabo pegando aqueles marcadores de comerciais. 

O motivo disso não sei explicar, mas eu sempre faço assim!
Anoto as páginas com passagens especiais porque não sei usar post-it:

Além de não ser muito organizada para post-it (amo, mas não sou organizada o suficiente para usar), não acho legar guardar o livro na estante com vários papeizinhos colados. Então, para marcar as páginas com citações especiais eu sempre faço o seguinte: anoto no verso da primeira folha o número das páginas interessantes ou colo 1 post-it na primeira página e anoto as folhas nele. 
Fico nervosa quando a coleção de livros de um autor não tem o mesmo formato:

Eu gosto de montar a minha estante por autores. Então, quando a coleção não tem um formato padrão eu fico muito incomodada e todas as vezes que eu olho eu reclamo! Posso dar dois exemplos: a coleção do Milan Kundera, da Companhia das Letras, que infelizmente não tem um padrão único, e a minha coleção As Crônicas de Nárnia, que algumas capas são comuns e outras são de filme, com isso, as laterais são diferentes.

Claro que o que importa é o conteúdo, não a capa. Eu sei disso, só que mesmo assim fico irritada... Como lidar?
Só pego o livro se tiver tempo para ler o capítulo inteiro:

Eu não gosto de largar o livro na metade do capítulo. Com isso, toda vez que decido ler eu abro o livro e confiro se terei tempo para ler o capítulo inteiro. Se eu concluir que vou gastar 1 hora no próximo capítulo e só tiver 40 minutos livres, eu faço qualquer outra coisa nesse tempo, mas não leio. É por isso que demoro tanto em algumas leituras. 
E então, o que acharam das minhas manias? Quais as manias de vocês?

Beijos e até a próxima!




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato