Clássicos Universais Crítica

Os Miseráveis, de Victor Hugo, em uma adaptação de Walcyr Carrasco

00:06Universo dos Leitores

Os Miseráveis, um clássico literário escrito por Victor Hugo no ano de 1862, conquistou o mundo e até hoje encanta em razão da beleza, sensibilidade e profundidade. 

Nessa edição da Editora Moderna, que conta com a adaptação de Walcyr Carrasco, a história é contada com uma linguagem mais simples e direta, visando conquistar jovens leitores e introduzi-los no universo das histórias clássicas.

“Ele dorme. Embora a sorte lhe tenha sido adversa 
Ele viveu. Morreu quando perdeu seu anjo; 
Partiu com a mesma simplicidade 
Como a chegada da noite após o dia”. 

Situada entre o final do século XVIII e meados do século XIX, a história se passa no contexto da Revolução Francesa e da Batalha de Waterloo. O personagem principal, Jean Valjean, um ex presidiário, ao ser liberado da cadeia após ter sido condenado por roubar alimentos para a sua família que estava vivendo na miséria, encontra um bispo que, com um gesto de bondade e amor, muda a sua vida. 

De um homem duro, ríspido, sofrido e frio, ele se transforma em uma pessoa humana, bondosa e capaz de qualquer coisa pra ajudar os pobres e fazer o bem. Certo dia, de forma inesperada, ele conhece Fantine, uma vítima da pobreza e das injustiças sociais que se viu obrigada a abandonar a filha, deixando-a aos cuidados de uma família estranha. Ao conhecer a história da mulher, Jean se dispõe a ajuda-la, mas em razão de vários imprevistos, ele não consegue trazer a garotinha de volta e a mulher falece. Contudo, para se redimir e para manter a sua palavra, ele sai em busca de Cosete e dedica a sua vida a ela. 
Ao resgatá-la, Jean descobre um sentimento inimaginável, incomparável e tranformador: o amor! Não o amor por uma mulher, mas o amor por uma criança, um amor de pai. 

Entre as dificuldades para viver livre da cadeia e não ser descoberto pela polícia, Jean se esforça constantemente para proteger Cosete e permitir que ela tenha uma vida feliz. A garota cresce e descobre um sentimento por um belo rapaz, o Marius. Esse acontecimento coloca uma nova reviravolta na história, conduzindo a um final emocionante, arrebatador e repleto de surpresas. 

Ao mesmo tempo em que narra as injustiças sociais e o sofrimento das pessoas, a história demonstra com maestria a importância e a grandeza de gestos de bondade, solidariedade e perdão. Vítor Hugo conseguiu descrever claramente a capacidade que o ser humano tem de se transformar por meio da atitude de outrem. 
Sem dúvida um livro inesquecível pra mim. Tem o que eu mais valorizo e procuro nos livros: sensibilidade! A forma como os sentimentos são abordados emociona e nos permite refletir sobre as nossas atitudes e as nossas escolhas.

Além de ter uma linguagem simples e direta, o livro conta com ilustrações bem delicadas e também com fotos de algumas capas do livro em versões originais!

Espero que tenham oportunidade de ler e que se encantem assim como me encantei. Aproveito para mostrar quais as outras histórias integram essa Coleção:
Gostou? Compre aqui...




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato