Crítica Darkside Books

O Massacre da Serra Elétrica: Arquivos Sangrentos, de Stefan Jaworzyn

16:39Universo dos Leitores

Inspirado no psicopata Ed Gein, um dos maiores psicopatas do século XX, o filme O Massacre da Serra Elétrica, dirigido por Tobe Hooper e lançado no ano de 1974 é, sem dúvida, um clássico do cinema mundial. 

Estruturado com um formato de documentário, o longa conta a história de um psicopata que mata pessoas utilizando uma serra elétrica. A premissa é simples, mas sequências são incríveis e angustiantes, prendendo a atenção e causando arrepios. Isso sem contar a originalidade do formato, concordam? 

A história foi tão bem feita e tão realista, que na época do lançamento inúmeras discussões surgiram e muitos passaram a defender que aquela história era real. Alguns, inclusive, alegaram conhecer alguns familiares do assassino. Loucura completa, não?

"TOBE HOPPER O Massacre da Serra Elétrica levou quase oito anos para se tornar respeitável aos olhos da indústria cinematográfica. Quando o filme se tornou respeitável, eu me tornei respeitável. [Fangoria 92, 1990]"
Quando eu soube do livro publicado pela Darkside Books para inaugurar a coleção Dissecando, eu pensei que ele traria uma adaptação do filme. Mas não. O que ele é contém são explicações sobre os bastidores, a produção, as filmagens, a escolha dos atores, do cenário etc. Um verdadeiro  e completo making off. 

As curiosidades são incríveis e são apresentados detalhes sobre todos os filmes, sendo que o destaque vai para o primeiro. O interessante é perceber o quanto um filme dá trabalho para ser feito. Para vocês terem ideia, em razão da precariedade da estrutura cinematográfica em si, alguns atores chegaram a passar mal durante as filmagens. Posteriormente, para divulgar o filme, inúmeras dificuldades existiram para a definição da classificação etária e várias cenas precisaram ser cortadas. Um verdadeiro sufoco. 

A edição também conta com várias entrevistas feitas na época, fala sobre a dificuldade de aquisição de verba para a filmagem, sobre a aceitação do público e da crítica, sobre as diferenças entre a filmagem original e as versões posteriores etc. 
Sem dúvida os fãs do longa ficarão obcecados e vão devorar esse livro. Mas a leitura também é interessante para os amantes do cinema em geral. Confesso que não esperava nada e me surpreendi. De verdade!

"O Massacre 2 foi recebido de forma irregular, e muitos acharam que Hooper não conseguiu alcançar o equilíbrio correto entre terror e comédia (exagerou em ambos)."

Vale destacar que a Classic Edition está impecável. A capa é  no padrão soft, existem várias ilustrações e inúmeros detalhes na parte interna. Para quem tiver interesse, o livro também possui uma Limited Edition, que vocês podem conhecer aqui...
*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,Instagram, Twitter, G+ ou YouTube.

Gostou? Compre aqui: Submarino ou Saraiva





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato