Crítica Darkside Books

Tubarão, de Peter Benchley

00:00Universo dos Leitores

É impossível ouvir a palavra Tubarão e não lembrar do filme de Steven Spielberg, que foi lançado no ano de 1975 e rapidamente conquistou o público, estourou as bilheterias e se tornou um clássico do cinema mundial. 

No longa nós nos deparamos com um grande e invencível vilão: um tubarão. Ele invade os mares, ataca pessoas inocentes, se esconde e é praticamente invencível e incontrolável. Ele é a grande estrela das telonas! Já no livro, que foi escrito por Peter Benchley e publicado pela primeira vez no ano de 1974, nós nos deparamos com muito, muito mais... E acreditem: a história é eletrizante e simplesmente surpreendente!

Tudo começa quando uma jovem desaparece na praia e os restos do seu corpo são encontrados pela polícia, que constata que a moça foi vítima de um ataque de tubarão. Ciente da notícia, Martin Brody, o chefe da polícia, decide fechar as praias e impedir todos os mergulhos.

"Abaixo da superfície, o peixe sacudia a cabeça de um lado a outro, os dentes, serras em forma de triângulos, cortavam o restante dos nervos que ainda resistiam. O corpo se desfez. O peixe engoliu, depois virou-se para continuar a comer. Seu cérebro ainda registrava sinais da presa por perto. A água estava chacoalhada de sangue e carne triturada, e o peixe não conseguia distinguir o que era realmente comestível. Ia e voltava pela nuvem de sangue que se dissipava, abrindo e fechando a boca, buscando um naco aleatório. Mas agora a maioria dos pedaços do cadáver tinha se espalhado."

Ocorre que o verão está se aproximando e Amity (cidade litorânea fictícia) precisa dos turistas para movimentar a economia e sobrevier ao rigoroso inverno. Com isso, o prefeito Larry Vaughan interfere e impede o fechamento da praia, o que faz tanto pela economia, como também por ordem dos seus sócios misteriosos. 
Acontece que o peixe, poderoso e carnívoro, resolve fazer novos ataques e a mídia acaba divulgando as informações. É nesse momento que as pressões começam a vir de todos os lados: os familiares das vítimas querem respostas e parte da sociedade exige providências, enquanto a outra parte quer ocultar as informações e manter os negócios em pleno vigor para o verão.

Uma caçada nos mares inicia, a tensão é instalada e nós passamos muito tempo ansiosos em busca de repostas. Será que alguém voltará vivo? É de arrepiar... 

Pois é, gente! Esse livro tem muito mais que aventura e terror. Tem drama, romance, reflexões sobre a vida, etc, etc etc. A narrativa mostra com clareza diversas reações dos homens diante do medo e faz questão de esclarecer como a política, a mídia e a economia interferem nas decisões tomadas pelas autoridades, mesmo quando o que está em jogo é a segurança das pessoas. 

"Claro, tem coisas que eu poderia fazer. Tecnicamente. Mas não tem nada realmente que eu possa fazer. O que eu e você achamos não pesa muito por aqui. Os que mandam aqui estão preocupados que não caia bem se a gente propagar que uma estranha foi morta por um peixe. Preferem correr o risco de dizer que foi só um acidente fora do normal que não se repetirá. Ou, pior, eles prefere, que eu corra esse risco, já que a responsabilidade é minha."
A verdade que esse é que por trás dos ataques existe uma grande crítica à sociedade, à corrupção e claro, o capitalismo. Exatamente por isso que o livro é extremamente atual, mesmo tantos anos depois da publicação.

Mas não se enganem. Esses fatos, apesar de serem essenciais para a riqueza da história e para o envolvimento com a obra, não retiram o brilho do Tubarão, o monstro dos mares e o grande mistério da ciência. Ele aparece a todo tempo, ataca ferozmente e os ataques são descritos com uma riqueza de detalhes que sentimos arrepios no corpo. É simplesmente incrível. 

Preparem-se para conhecer uma grande história. Mergulhem de cabeça e descubram um autor simplesmente sensacional! :)

Ah, a Darkside Books, ciente da grandeza da obra, preparou logo 2 edições... A Special Edition (essa das fotos), que é de capa dura com efeito soft, tem as bordas vermelhas e um marcador de tecido, e a Classic Edition (clique aqui), que é em brochura, capa super diferente que abre em 4 partes e revela um lindo poster do filme. As duas estão simplesmente maravilhosas! 
*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.

Gostou? Compre aqui: Submarino, Americanas ou Saraiva





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato