Crítica Editora Intrínseca

Extraordinário, de J. R. Palácio

00:00Universo dos Leitores

No início do mês dezembro/2015, a Samara, do blog Infinitos Livros, me convidou para participar do Projeto "Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu!". Eu achei a ideia super interessante e concordei em participar, com isso, ela foi na minha lista de "quero ler" no Skoob e escolheu a minha próxima leitura. 

Eu fiquei super feliz, com a escolha, já que o Extraordinário estava entre os meus desejados desde o mês de janeiro/2015, que foi quando eu comprei o exemplar. Acontece que em razão das parcerias ou de outros compromissos, eu acabei deixando a leitura de lado...

Bom, agora que eu já expliquei o motivo pelo qual eu li esse livro, vamos à resenha...  

Extraordinário, de J. R. Palácio, conta a história de August - ou Auggie -, um garoto que nasceu com uma deformidade na face em razão de uma má formação genética e enfrentou diversos procedimentos cirúrgicos que em nada melhoraram a sua condição e a sua aparência. 


"Os olhos dele ficam cerca de dois centímetros abaixo de onde deveriam, quase no meio das bochechas. São caídos, formando um ângulo acentuado, quase como se alguém tivesse aberto duas fendas diagonais em seu rosto, e o esquerdo é claramente mais baixo que o direito. E são esbugalhados, porque as cavidades oculares são pequenas demais para comportá-los. As pálpebras superiores ficam sempre meio fechadas, como se ele estivesse adormecendo. As inferiores são tão caídas que até parece que um fio invisível as puxa pra baixo: dá pra ver a parte interna, vermelha, como se a pele estivesse do avesso."
Superprotegido pelos pais e pela irmã, ele sempre foi o centro das atenções na família, e nunca precisou ir à escola, já que a mãe o ajudava com as matérias e ele, muito inteligente e dedicado, estudava sozinho em casa. O objetivo disso tudo era preservá-lo do convívio com as outra crianças e com a sociedade em geral, que costuma ser muito cruel e que tem dificuldades para aceitar as diferenças. 

Acontece que quando o Auggie completou 10 anos de idade os seus pais perceberam que ele precisava se tornar mais independente e decidiram, mesmo com alguns medos, que era a hora matriculá-lo em uma escola. Assustado e repleto de inseguranças, o garoto precisou encontrar meio para s superar as dificuldades, enfrentar os medos e aprender a conviver. 

Essa é uma história sobre superação, amor, amizade, coragem e gentileza. É preciso tudo isso para encarar preconceitos, lidar com as diferenças, conquistar pessoas e ser alguém melhor a cada dia. Mas diferente do esperado, não foram as outras crianças da escola que ensinaram todas essas coisas ao Auggie. Foi ele, com a forma como lidou com as exclusões e com os preconceitos, que ensinou tudo isso aos demais. 

Com capítulos curtos e uma linguagem leve, o livro mostra o ponto de vista de Auggie e também das pessoas mais próximas a ele, como a sua irmã Via, os seus amigos Jack e Summer etc. A narrativa prende a atenção e emociona não só pela triste situação do garoto, como também pela sensibilidade e pelas dificuldades encontradas por todos que convivem com ele.
Sem dúvida uma história sensível e intensa, que mostra o quanto somos cruéis ao julgar as pessoas pela aparência. Uma lição de vida! Indico a leitura para jovens adultos e para todos aqueles que gostam de livros com mensagens de superação.

365 Dias Extraordinários:

O Sr. Bowne, um dos professores da escola do Auggie, propôs uma atividade extremamente interessante para a classe: no início de cada mês ele lançaria um preceito e todos os alunos deveriam refletir sobre a mensagem e escrever um texto sobre ela.

Para tornar tudo mais interessante, ele pediu para todos os alunos enviarem postais durante as férias, com preceitos que eles mesmo criassem ou que encontrassem por aí... Como as turmas do colégio cumpriram direitinho a tarefa, ele recebeu diversos postais e selecionou os mais bonitos este livro, que ficou simplesmente maravilhoso...

São 365 mensagens inspiradoras e simplesmente inesquecíveis, reunidas em uma edição linda, em capa dura e repleta de detalhes fofos! Vale a pena conferir...


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato