Crítica Ferreira Gullar

O Formigueiro, de Ferreira Gullar

00:00Universo dos Leitores

Ferreira Gullar é um dos grandes poetas do país e possui vários prêmios literários importantes, entre eles o Jabuti e o Camões. Conhecido pela poesia concretista, ele surpreendeu ao apresentar, no ano de 1955, o poema O Formigueiro, que possuía um estilo completamente diferente do qual ele estava acostumado e que, exatamente por isso, não foi muito bem recebido e só foi publicado no ano de 1991.

Após muitos anos fora de catálogo e completamente esgotado, a Editora Autêntica publicou uma edição comemorativa de 60 anos da obra, o que fez em um livro repleto de luxo, estilo e requinte.

Ao longo de algumas páginas, o poema que acontece com uma sensação visual incrível nos é apresentado, e por meio dele conseguimos descobrir vários desdobramentos da palavra FORMIGA. O interessante é que alguma páginas, mesmo com poucas letras, não são compreendidas facilmente pelo fato das letras estarem desordenadas, e com isso o livro nos envolve e nos encanta, prendendo totalmente a atenção.

Para vocês entenderem um pouco o que eu estou tentando dizer, seguem algumas fotos da edição:
Para os fãs de poesia e para todos que gostam de se divertir com as palavras e de analisar o quanto elas são versáteis, esse livro é sem dúvida uma obra de arte! Vale destacar que no texto de Introdução à edição de 1991, o poeta esclareceu o seguinte:

"Com este poema se teria tentado uma transfiguração do objeto verbal independente da situação da palavra na frase, isto é, uma transformação interna da palavra. Em lugar da transfiguração da linguagem poética usual, que age com o som e o sentido, uso elementos visuais da palavra. Tudo aqui se passa no silêncio."

Esse é um livro que desconstrói o que já sabemos e nos tira da zona de conforto para, então, reconstruir nossas ideias e reformular os sentidos das palavras. Diferente, ousado, e completamente lindo! Vale a pena conferir...


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato