Clare Vanderpool Crítica

Minha vida fora dos trilhos, de Clare Vanderpool

00:00Isabela Lapa


Quanto eu li Em Algum Lugar nas Estrelas, da Clare Vanderpool, eu fiquei completamente apaixonada pela escrita da autora e pela forma bonita, intensa e humana com a qual ela construiu os personagens do livro.

Então nem preciso dizer o tamanho da minha expectativa quando eu soube do lançamento do livro Minha Vida Fora dos Trilhos, não é mesmo? Apesar da correria que acabou me atrapalhando de começar a leitura na época em que o livro foi lançado, eu consegui organizar um tempo para me dedicar a cada uma das páginas dessa história e confesso: valeu a pena! 

Com a linguagem envolvente de sempre, a autora conta nesse livro a história de Abilene, uma garota de apenas 12 anos que contra a sua vontade precisa passar o verão longe do pai na cidade de Manifest.


Apesar do desconforto inicial, com o tempo ela começa a fazer amigos e a procurar com o que se ocupar. É assim que encontra objetos curiosos em uma caixa e por causa deles acaba conhecendo a Srta. Sadie, uma vidente cheia de mistérios. 

Para mim, aquelas coisas eram como tesouros de um museu, objetos que uma pessoa podia estudar para aprender sobre outro tempo e os indivíduos que nele viveram.

A partir daí a história se desenvolve mesclando capítulos da vida da garota com as histórias misteriosas que a vidente começa a lhe contar.

O interessante é que os fatos que no início não fazem nenhum sentido começam a se conectar e a leitura se torna tão envolvente que a gente não consegue deixar o livro de lado. Tem coisa melhor?

É importante comentar que a trajetória de Abilene se passa no período da Grande Depressão e da recessão econômica do século XX, o que aconteceu no ano de 1936. As histórias contadas pela cartomante, por sua vez, aconteceram durante a 1ª Guerra Mundial, entre os anos de 1917 e 1918.

Quando há sofrimento, procuramos um motivo. E é mais fácil encontrar esse motivo dentro de si mesmo.

Essa distância entre os fatos também torna a leitura rica e consegue mostrar o quanto o tempo, por mais que passe, deixa marcas. 

É lindo ver Abilene amadurecendo e descobrindo mais sobre ela e sobre o passado do seu pai. Isso sem contar que as brincadeiras descritas no livro deixam um gostinho de infância e uma vontade enorme de voltar no tempo só para brincar e ter a tarde livre para imaginar.

Eu achava que sabia algumas coisas sobre as pessoas. Tinha até minha lista de universais. Mas agora estava em dúvida. Talvez o mundo não fosse feito de universais que podiam ser arrumados em pacotinhos perfeitos. Talvez só tivesse pessoas. Pessoas que estavam cansadas, magoadas e sozinhas, da sua própria maneira, no seu próprio tempo.

A obra, assim como Em Algum Lugar nas Estrelas, também se destaca por mostrar a importância da amizade, da confiança e dos vínculos familiares. Se você ainda não leu, leia! É apaixonante e os personagens vão te surpreender!

Ah, não deixe de ler as notas da autora no final do livro. Com certeza você passará a gostar ainda mais da obra.

*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato