Cinema Pausa Para o Cinema

PAUSA PARA O CINEMA: O Garoto

11:14Kellen Pavão




“UM FILME COM UM SORRISO E TALVEZ UMA LÁGRIMA”


Sinopse: 

Com esta frase Charles Chaplin definiu um de seus grandes sucessos, considerado por muitos um dos maiores clássicos da história do cinema. O filme narra a vida de uma mãe solteira que deixa a maternidade com seu filho recém-nascido nos braços. Assustada, a mãe teme não conseguir cuidar de seu bebê e por isso prende um bilhete junto a ele, pedindo a quem o encontre que o ame e cuide, e assim o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. No entanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que ao descobrirem o bebê o abandonam no fundo de uma rua em um bairro pobre. Sem saber de nada um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra o bebê. Inicialmente ele quer se livrar da criança, mas diversos fatores sempre o impedem e gradativamente ele passa a amá-lo. Paralelamente a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado tem uma grande desilusão.


Destaques

O Garoto é considerado uma das maiores obras prima de Charles Chaplin e um dos melhores (senão o melhor) filme do cinema mudo. Confrontando comédia e drama, o filme consegue emocionar e comover, sem deixar de provocar boas gargalhadas. 

Logo no começo do filme, somos apresentados ao drama de uma mãe solteira saindo com o filho nos braços, evidenciando todas as dificuldades a serem enfrentadas pelos dois. O drama segue até a primeira aparição de Chaplin, que só de surgir na tela já provoca algumas risadas com seu caricato personagem Carlitos. 

O “vagabundo” aparece com seus modos janotas sob vestes maltrapilhas, seus sapatos maiores que os pés e seu encanto inconfundível. Como já é de se esperar, Chaplin tem grande destaque no filme protagonizando cenas engraçadíssimas ao lado do seu filho na ficção vivido por Jackie Logan. Ao lado de Chaplin, Jackie Logan atuou e participou das melhores cenas do longa. Com apenas cinco anos, (por sinal a idade em que Chaplin iniciou sua carreira) Logan emocionou e se mostrou em perfeita sintonia com seu pai fictício, arrancando risos e lágrimas. As cenas da dupla são tão convincentes, que rendeu ao pequeno Logan um enorme sucesso, fazendo com que ele fosse homenageado por presidentes, príncipes e até mesmo pelo papa à época do filme.

“O Garoto” tem um forte apelo melodramático (drama popular que acentua os efeitos emotivos, sublinhados por uma música expressiva). Por se tratar de cinema mudo, o melodrama não aparenta nenhuma artificialidade ou torna o filme piegas, já que este recurso é utilizado para transmitir mais emoção em virtude da ausência de falas. 



Além disto, este filme tem uma característica especial que consiste na mistura de drama e comédia, algo inovador para a época em que foi exibido. A trilha sonora composta pelo próprio Chaplin é sensacional, e foi acrescentada pelo talentoso ator, diretor e produtor em 1971, tornando o filme ainda melhor.  

Através da linguagem universal do cinema mudo, Chaplin sempre traz em suas obras algum tipo de crítica social, de maneira doce, divertida e inteligente, e isto não é diferente no filme “O Garoto”. Sua maneira simples e sua linguagem de fácil assimilação fizeram dele um dos maiores nomes do cimema, assistido por pessoas de todas as partes do mundo, de várias idades e muitas gerações!



Trailer do Filme:
 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Chaplin, um homem sabio com uma visao prematura ao seu tempo. Grande genio !
    Uma referencia humanitaria para sempre!
    Belissimo Blog este!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Lobato! Chaplin realmente estava à frente de seu tempo, e suas obras transmitem sua maneira inteligente de ver o mundo. Despido de preconceitos, eles fazia reflexões em seus filmes inovadoras para a sociedade em que vivia, o que aliado ao seu talento o transformou no maior ícone do cinema mudo. O Universo dos Leitores tem um carinho muito especial por Charles Chaplin, e futuramente pretendemos fazer um especial sobre sua vida e obra, continue acompanhando! Obrigada pela participação, pelo carinho e fique sempre à vontade para nos deixar suas opiniões!

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato