Notícias

NOTÍCIAS: Escândalo de monitoramento nos Estados Unidos e o aumento das vendas do livro 1984, de George Orwell.

10:15Isabela Lapa


Com a justifica de prevenir atos de terrorismo, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, admitiu que há mais de 6 anos as agências de segurança e espionagem do país verificam, sem autorização judicial, mensagens eletrônicas e conversas pela  rede, além de controlarem arquivos, videoconferências e conexões a computadores de civis. Esse ato estava sendo praticado inclusive com estrangeiros que não possuem residência no país. 

O escândalo gerado em torno desse monitoramento excessivo, abusivo e ilegal, gerou repercussão no mercado literário e cominou no aumento das vendas de alguns clássicos que tratam acerca de controle e abusividade por parte do Estado.

Entre os livros que receberam maior destaque, encontramos 1984, do renomado escritor George Orwell, que segundo dados da Amazon Movers & Shakers, em apenas uma hora registrou um crescimento de 4000% nas venda e passou o ocupar a 4ª posição na lista dos mais vendidos. 

A referida distopia, publicada originalmente em 8 de junho de 1949, nos apresenta uma sociedade controlada e vigiada pela figura do "Grande Irmão". No livro, existem câmeras em funcionamento 24 horas por dia, para que qualquer ato que possa trazer riscos ao regime totalitário seja banido de imediato. 

Pessoas simplesmente desaparecem, matérias de jornal são alteradas para que as informações estejam sempre de acordo com o interesse do governo e a opinião pessoal é inadmissível. Cultua-se a alienação, a adoração ao governo e a ausência completa de liberdade e individualidade. 

Trata-se de uma obra crítica, com uma importante contribuição social e política. 


Em breve teremos uma resenha sobre a obra! 








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato