A Arte da Guerra Livros

A ARTE DA GUERRA, DE SUN TZU

13:22Kellen Pavão

SINOPSE:

A Arte da Guerra, do guerreiro filósofo chinês Sun Tzu, escrito aproximadamente no Sec. III a.c., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar.

O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a vitória sem luta. Alguns de seus princípios estratégicos são: Vencer todos sem lutar/ Antes de vencer os outros, vencer a si próprio. 

A Arte da Guerra vem sendo utilizado como uma metáfora, no campo de batalha em que se transformou a concorrência entre as empresas. O livro de Sun Tzu tornou-se um clássico. Hoje, presidentes de corporações, líderes políticos e altos executivos o estão utilizando como um manual de marketing. 

Minhas Impressões:

"A Arte da Guerra" é livro com apenas treze capítulos que foi elaborado no intuito de ser um manual de estratégia, mas acabou se tornando um guia conhecido mundialmente. 

Ao longo do livro, Sun Tzu, um antigo general chinês, traça inúmeras estratégias militares de forma detalhada e minuciosa, tendo como ponto central a guerra.  O interessante é que o leitor não se depara com um texto puramente informativo, mas sim um manual que busca persuadir quem o lê. As técnicas do general visam convencer o leitor de que a inteligência vence a força, devendo o guerreiro analisar basicamente cinco fatores: caminho, clima, terra, líder e métodos. 

Muitos alegam que o livro tenha auxiliado figuras como Napoleão e Adolf Hitler, mas não há comprovação a respeito. Fato é que o livro tem sido amplamente utilizado como uma referência no universo empresarial, de forma metafórica. Particularmente, não extraíria muito do livro para a minha vida pessoal, já que a obra é bem extremista quando se trata de "ganhar ou perder", abandonando características como cooperação e coletividade, o que  talvez torne esta analogia entre o mundo dos negócios e as guerras do sec III um tanto quanto forçada.

Antigo (sec III a.c.), o texto tem uma linguagem de fácil compreensão, mas é bastante repetitivo, tornando alguns trechos monótonos. Ainda assim acho que a leitura vale a pena, já que o texto carrega um conteúdo histórico e algumas passagens bem interessantes. Tudo indica que o livro não tenha sido escrito unicamente por Sun Tzu, mas seja um compilado de diversos autores que não foram identificados.

Assim, "A Arte da Guerra" é interessante aos meus olhos se analisado do ponto de vista da literatura, abandonando essa roupagem de manual de comportamento que o livro adquiriu. Apesar de apresentar algumas lições interessantes, acredito que este é um bom livro para analisar as características que predominavam à época de sua escrita, não devendo ser usado como um guia direto de auto-ajuda.







You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato