Editora Galera Record Especial Fernando Sabino

ESPECIAL FERNANDO SABINO: O menino no espelho

05:00Angélica Pina

Para encerrar o ESPECIAL FERNANDO SABINO, uma obra que é um super sucesso!
                                           
“O homem disse que tinha de ir embora – antes queria me ensinar uma coisa muito importante:    -Você quer conhecer o segredo de ser um menino feliz para o resto da sua vida? - Quero – respondi. O segredo se resumia em três palavras, que ele pronunciou com intensidade, mãos nos meus ombros e olhos nos meus olhos: - Pense nos outros. Na hora achei esse segredo meio sem graça. Só bem mais tarde vim a entender o conselho que tantas vezes na vida deixei de cumprir. Mas que sempre deu certo quando me lembrei de segui-lo, fazendo-me feliz como um menino.”

Lançada em 1982, a obra já teve mais de 70 edições publicadas. Nela, Fernando Sabino conta histórias simples, engraçadas e fantasiosas da sua própria infância, vivida em Belo Horizonte. Nascido em 1923, o personagem Fernando narra diferentes aventuras de quando tinha por volta de 8 anos, envolvendo travessuras com os vizinhos e na escola, sua experiência como escoteiro, o primeiro amor, entre outras. Algumas histórias são imaginárias, fruto de uma mente de criança inocente, mas muito, muito criativa.
A linguagem é simples e encantadora, de modo que consegue entreter e divertir os mais jovens e provocar nos adultos uma gostosa nostalgia e identificação com a própria infância. É bem provável que você faça a leitura inteira com um sorriso nos lábios!

Em diversas passagens, é possível ver como as crianças daquela época criavam seus próprios brinquedos e divertiam-se ao ar livre:

“Era pensando em Tarzã que eu subia na mangueira, dava o meu grito da selva e saltava de galho em galho, chegando mesmo a passar, dependurado numa corda como se fosse um cipó, para a mangueira do vizinho, do outro lado do muro. E como se fosse Robinson Crusoé na sua ilha deserta é que resolvi construir uma cabana no fundo do quintal.”

Fernando é sincero ao contar sobre seu comportamento na escola e como ele e os colegas aprontavam:

“De outras brincadeiras, a vítima era a própria professora. Como dona Risoleta, por exemplo, que dava aula de religião. Magricela como a Olívia Palito, mulher do Popeye, parecia um galho seco dentro do vestido escuro. Era antipática e ranzinza. Usava óculos de lentes grossas: não enxergava direito, vivia confundindo um aluno com outro.”

Fala com paixão sobre suas invencionices, deixando claro como tinha uma imaginação fértil:

“Até que, um dia, uma ideia nova me surgiu na cabeça. Uma ideia tão doida, que eu não teria coragem de contá-la para ninguém: pensariam que eu tinha ficado completamente maluco e me internariam num hospício. Não me veio de repente, mas aos pouquinhos, depois de observar vários fatos miúdos que aconteciam comigo, e que fui ligando a outros até chegar a uma conclusão.”

E mostra que, apesar das travessuras, era uma criança com um coração puro:

“Quando alguém fazia alguma coisa contra mim, antes de ficar com raiva eu pensava que ninguém pode ser tão ruim a ponto de desejar mal aos outros. Se aconteceu é porque ele perdeu a cabeça, ou então porque não entende direito as coisas, é burro ou ignorante – se eu fosse assim também, em seu lugar faria o mesmo.”

O título do livro provém do episódio que ele conta sobre quando decidiu que queria encontrar um “sósia” e como viveu isso através do espelho do seu quarto:

“Porque diabo eu queria encontrar alguém igual a mim? É o que ficava pensando, a olhar a minha própria figura refletida no espelho. Eu não achava graça nenhuma em mim, confesso que desde então eu já não era o meu tipo. Mas era comigo mesmo que eu tinha de viver e, neste caso, um menino feito aquele ali diante de mim é que eu gostaria de encontrar, sem tirar nem pôr.”

A grande novidade sobre essa obra é que em breve será lançada sua versão nos cinemas. Esse ano foram feitas as filmagens e o lançamento do filme é previsto para janeiro de 2014.
                              Fernando Sabino                                                       

                                                        

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato