Globo Livros Notícias

NOTÍCIAS: A obra de Alice Munro, vencedora do Prêmio Nobel de 2013, chegará ao Brasil em 2014 pela Globo Livros

05:30Universo dos Leitores

A canadense Alice Munro foi a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura em 2013. Aos 82 anos de idade, Munro é considerada uma verdadeira mestra dos contos contemporâneos e tem uma literatura notadamente marcada pela concisão, pela escrita firme e pela complexidade das personagens femininas. Irônica e séria ao mesmo tempo, Alice Munro consegue desenvolver os temas-chave da literatura de uma maneira inusitada e poderosa. 

Munro é a primeira mulher a conquistar o prêmio desde 2009, quando ganhou a romena-alemã Herta Müller.

Um prêmio de tamanha importância merece comemorações e a boa notícia é que no ano de 2014 a Editora Globo Livros publicará, por meio do selo Biblioteca Azul, três livros da escritora: Selected stories (1996), Runaway (2004) e The View of Castle Rock (2006). 

Além disso, é importante mencionar que o livro de contos "Ódio, amizade, namoro, amor e casamento", que foi publicado pela Editora no ano de 2004, será reeditado e estará nas livrarias em dezembro deste ano. 


Um pouco sobre a escritora:

A escritora Alice Munro nasceu em 10 de julho de 1931 em Wingham, no Canadá. Ela é autora de diversos livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas. Entre os numerosos prêmios literários recebidos ao longo de sua carreira, destaca-se o Man Booker Prize, em 2009. Entre suas obras mais conhecidas estão "Fugitiva" (2006), "Felicidade demais" (2010) e "O amor de uma boa mulher" (2013).

Ela começou a estudar Jornalismo e Inglês na University of Western Ontario, mas interrompeu os estudos quando se casou em 1951. Junto com seu marido, ela se mudou para Victoria, em British Columbia, onde o casal abriu uma livraria. Seu primeiro livro foi publicado em 1968, com o título "Dance of the happy shades", que recebeu bastante atenção no Canadá.

Em 1971, Munro publicou uma coleção de histórias chamada "Lives of girls and women", que os críticos descreveram como um "Bildungsroman", isto é, um romance de formação. Sua obra "Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento" (2001) foi inspiração para o filme "Longe dela" (2006), dirigido por Sarah Polley.


                                                         

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato