Globo Livros HQ

Scarface, de Christian de Metter e Armitage Trail

13:27Kellen Pavão

A resenha de hoje é sobre um romance noir que se tornou um grande sucesso no cinema e foi lançado pela editora Globo Livros em formato de HQ (história em quadrinhos).

Para quem não conhece o gênero, a literatura noir é uma vertente do gênero policial e caracteriza-se pelo realismo, pela dicotomia entre bem e o mal inerente aos personagens, uso da lógica, diálogos rápidos e inteligentes, sagacidade dos personagens e também pelo clima sombrio que marca as obras deste estilo. Confiram a seguir minhas impressões sobre este incrível trabalho:

SINOPSE E ANÁLISE

Scarface conta a história de Tony Guarino, um ex-combatente que retorna da guerra como um perito em assassinato e consagrado com honrarias de batalha. Além de elaborar projetos criminosos que o tornaram um famoso gângster, Tony traz consigo uma marca no rosto que lhe rendeu o apelido Scarface. Através de sua inteligência e perspicácia, ele juntou-se ao crime organizado e se mostrou um excelente estrategista. Ao longo da HQ conhecemos uma parte da vida de Tony Guarino, um homem frio e inteligente que se colocou a disposição do crime organizado. 
Scarface foi imortalizado através de Al Pacino na versão do diretor Brian de Palma e imagino que trazer este grande sucesso para uma mídia tão diferente não deve ter sido um trabalho fácil. No entanto, para a felicidade dos fãs do gênero, a edição está primorosa desde os traços aos diálogos dos personagens. 

A história começa detalhando a trajetória de uma bala antes de atingir seu alvo: o protagonista Tony Guarino. A cena cria um grande suspense e desperta a curiosidade pela história logo na primeira página da HQ. A partir deste momento devo confessar que não consegui parar de ler e algumas poucas horas foram suficientes para que eu "devorasse" a história em quadrinhos que narra a vida do gângster. 
O personagem de Tony apresenta uma dicotomia muito comum  nos romances noir: Se por um lado ele é um assassino frio, por outro preza pela família acima de todas as coisas. Esta ambiguidade torna o livro interessante ao analisarmos o comportamento de Scarface, que mesmo sendo um impiedoso homicida era incapaz de fazer qualquer coisa contra sua família. Além disto, esta dicotomia confere ao Scarface de Christian de Metter um ar mais carismático.
A narrativa é inteligente e nos deixa completamente envolvidos na história. O realismo dos quadrinhos recriam com exatidão o cenário noir em que se passa a vida do famoso criminoso. Vale lembrar que o quadrinista Christian de Metter ressaltou os valores familiares de Tony, dando mais destaque ao final de sua vida criminosa, ao contrário do filme que ressalta sua ascensão como gângster. 

Uma boa sacada foi a linguagem contemporânea, que conta até mesmo com algumas gírias atuais. Como a adaptação está em forma de quadrinhos, esta linguagem possibilitou uma leitura mais fácil e atraente, colaborando com a dinâmica característica das cenas.
Os cenários de época, o figurino dos personagens, o realismo dos traços e principalmente a aquarela de cores (que contam com o predomínio de azul, verde, preto e amarelo) fizeram da HQ uma ótima referência em termos de literatura noir.
As páginas são sombrias e para as cenas diurnas Christian de Metter utilizou o amarelo, preservando as principais cores características, bem como os cenários da HQ.  

A EDIÇÃO

Publicada em abril de 2012 pela Globo Livros, a versão HQ de Scarface é de muito bom gosto. A capa reproduz tiros disparados contra o protagonista, e as cores já ditam o tom predominante na obra. As páginas tem uma textura excelente (fáceis de ler e manusear) e os traços dos desenhos são incrivelmente realistas. Uma ótima dica para fãs do gênero e para todos que querem conhecer o universo noir!

                                               

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato