Clássicos Zahar Crítica

O Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo

07:58Universo dos Leitores

Um enredo intenso, dramático, trágico e apaixonte integra o universo de "O Corcunda de Notre Dame", um clássico de Victor Hugo sobre o qual falarei agora. O livro foi uma cortesia da Editora Zahar, parceira do Universo dos Leitores.

SINOPSE:
A história mundialmente conhecida se passa no século XV em uma Paris exuberante, narrada com detalhes por Victor Hugo e conta a vida de Quasímodo, um homem simples e sofrido, cuja aparência provoca repulsa em quem o cerca.

Quasímodo sofre muito e paga um preço alto por sua aparência: é julgado por todos com muito desprezo, como se tivesse culpa por seu aspecto físico e em virtude disso é obrigado a viver recluso na magistral catedral de Notre Dame. Seu coração se abre quando ele conhece a sedutora cigana Esmeralda, de forma platônica. A história é ditada por paixões doentias e muito drama.

Esmeralda se apaixona e se envolve com Phoebus, o que lhe custa a liberdade, enquanto Quasímodo segue apaixonado por sua protegida. Além de Claudde Frollo (guardião do Corcunda) e Gringoire, que envolvem-se em tramas passionais marcadas por acontecimentos trágicos.

MINHAS IMPRESSÕES:


Mais que um romance, O Corcunda de Notre Dame é um grande apanhado histórico e cultural da França do século XV. A princípio você pode pensar que Quasímodo é o personagem principal, já que o conhecemos logo no título da obra. No entanto, conforme a história se desenvolve percebemos que o livro é antes  de tudo uma grande exaltação da Catedral de Notre Dame, que recebe um grande destaque do autor em diversas páginas. 

Através de descrições minuciosas das construções da época, podemos fazer uma viagem pelo cenário da história de pano de fundo que envolve a cigana Esmeralda e o corcunda Quasímodo, além de conhecer aspectos importantes da época: os detalhes arquitetônicos revelam não apenas as características das construções, mas também apontam características sociais e culturais.

A história é narrada em terceira pessoa,  apoiada no enredo desenvolvido a partir da perspectiva do narrador com imensa riqueza de detalhes, utilizando uma linguagem ágil e deliciosa.

Como característico do autor, o livro traz inúmeras reflexões e passagens filosóficas. Victor Hugo nos presenteia com uma linguagem menos complexa e perfeccionista, comum entre autores como Shakespeare. No entanto, a estética não é comprometida, o que torna este livro bastante interessante.

A história é belíssima e traz consigo uma forte carga dramática: os personagens são complexos e desenvolvem diversas características que conseguem despertar no leitor inúmeras emoções: raiva, compaixão, ódio, amor, simpatia entre outros.

A EDIÇÃO:
Como de costume, a Editora Zahar caprichou nos detalhes que compõe este grande clássico.
O livro possui capa dura, folhas amareladas, as soturnas ilustrações originais e comentários. Jorge Bastos foi o responsável pela tradução.

Quem ainda não leu, não deixe de conferir esta obra fantástica!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato