Cinema Crítica

Especial Laranja Mecânica: O Filme

20:18Universo dos Leitores

"É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais 
reais quando vistas no cinema."

Continuando o nosso Especial Laranja Mecânica, hoje falaremos sobre a dramatização da obra.

SINOPSE:

Em uma desolada Inglaterra do futuro, a violência das gangues juvenis impera, provocando um clima de terror.

Alex (Malcolm McDowell) lidera uma das gangues e, após praticar vários crimes, é preso e submetido à reeducação pelo Estado, com base em uma técnica de reflexos condicionados. Quando ele volta à sua vida em liberdade, é perseguido por aqueles que foram suas vítimas, Mr. Alexander (Patrick Magee) e sua esposa.

MINHAS IMPRESSÕES:
Toda a insanidade do protagonista sociopata criado por Anthony Burgess foi levada para as telas nesta adaptação magistral de Stanley Kubrick. 

Chocante, o filme é artisticamente muito interessante. Conta com uma trilha sonora incrível (sobre a qual falamos aqui) e faz jus à obra original.

O protagonista Alex é vivido de forma brilhante pelo ator Malcolm MacDowell, que dá vida ao anti-herói, expelindo todos os conceitos pré fabricados e moldes comportamentais: Alex teve uma boa educação, uma boa estrutura familiar, tem um gosto musical apurado, mas muitas de suas ações são determinadas por seu instintos aflorados, contrariando qualquer toda ideia pré concebida. Sua educação não é sinônimo de civilidade ou urbanidade. O bárbaro protagonista tem plena consciência de suas ações, e não demonstra a menor piedade por suas vítimas. 

Somos conduzidos ao mundo doentio de Alex, que centraliza a trama revelando toda a sua insanidade em cenas angustiantes e performáticas, permeadas pela "ultraviolência" em uma grande crítica social e cultural. Uma ótima dica para os fãs de distopia!

TRAILER DO FILME:


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato