Clássicos Zahar Contos de Fadas

Contos de Fadas- Edição Comentada e Ilustrada

22:23Universo dos Leitores


O livro de hoje foi um grande presente da Editora Zahar: Contos de Fadas Edição Comentada e Ilustrada traz uma série de contos em suas versões originais abordando traços diferentes e por vezes macabros das mais famosas histórias infantis que conhecemos. Confiram um pouco mais a respeito deste incrível trabalho de Maria Tatar.

"Era uma vez..."

Esta frase introduz muitas das maiores e mais antigas tradições da literatura em todo mundo: contos de fadas, um traço cultural transmitido durante anos e até mesmo séculos de geração em geração. 





Ao ouvir o clássico "era uma vez" eu me colocava pronta para dar asas à minha imaginação, criando castelos, príncipes, princesas, cenários, roupas, personagens e as mais incríveis histórias que sempre eram concluídas com um final feliz ou um "e viveram felizes para sempre".

Esta cultura tem um papel fundamental na iniciação à literatura. Povoando o imaginário infantil, os contos muitas  vezes representam o primeiro contato das crianças com os livros. Além disto, esta tradição estreita a relação entre pais e filhos através da narração dos contos. 
Em meio à bruxas, princesas, príncipes, sapatinhos de cristal, objetos animados, e tudo que a imaginação permitir, os contos de fadas representam todo um contexto social, que vem repassando lições e regras de conduta e comportamento. O que poucos sabem é que os desfechos e o desenvolvimento das histórias eram transmitidos com alguns enredos muito diferentes dos que conhecemos hoje em dia.

Conforme demonstra Maria Tatar, os contos originais nem sempre apresentavam o famoso "final feliz", e muitas vezes tinham um desfecho trágico, violento e sangrento que não poupava os ouvintes da violência, já que a tradição era transmitida oralmente. Hoje em dia, muitos seriam considerados inapropriados para determinadas faixas etárias, já que o conto representava uma forma popular de entretenimento para adultos , como a televisão e a pornografia por exemplo. Tatar explora os aspectos psicológicos e as influências que criaram as histórias que se tornaram contos clássicos.

E em que aspecto os contos de fadas mudaram? Cada vez mais didáticos, os contos modernos tentam se adequar à sociedade atual, e atender ao público infantil com lições claras e positivas. À medida em que os contos deixaram as lareiras e as conversas para ganhar o quarto das crianças, muitas adaptações foram feitas até atingirmos a forma que conhecemos e que são reproduzidas nos livros e nos cinemas. Os responsáveis pela maioria das criações ou adaptações destas lendas são Charles Perrault, Grimm e Andersen, os verdadeiros pais dos contos de fadas. Apesar de algumas versões se apresentarem bem chocantes, não podemos desconsiderar o fato de que a partir destes autores surgiram as histórias que conhecemos, nem podemos desprezar o fato de que os contos atendiam ao contexto da época.
Os contos:

Talvez você se surpreenda com relatos da lenda original de Chapeuzinho Vermelho criada no ano de 1667, que termina com o lobo mau devorando a pobre garotinha, ou ainda com versões em que chapeuzinho saboreia a carne do lobo enquanto bebe vinho com sua avó. Esta versão foi modificada por Perrault e Grimm, que eliminaram os vestígios de erotismo e obscenidade que rondavam a história.

Talvez você se espante ainda mais com a versão horripilante de Branca de Neve dos Grimm. Nesta história a madrasta má pede o fígado e os pulmões da protagonista ao caçador como prova da morte dela, o que posteriormente culmina com o desfecho trágico da madrasta que é obrigada a dançar até a morte com sapatos incandescentes de ferro sob o olhar impassível de Branca de Neve.
A Pequena Sereia também choca ao mostrar uma bruxa cortar a língua da sereia que queria tornar-se humana, e Barba Azul surpreende exibindo uma alcova proibida cheia de cadáveres de ex esposas, em  uma trama que envolve traição e infidelidade. 

Se analisarmos do ponto de vista da época, talvez estes enredos sejam menos chocantes. Mas confesso que é difícil nos esquecermos das histórias repassadas em livros e filmes da Disney, com finais felizes e a supremacia do bem.

Eu adorei conhecer as versões originais, as interpretações  e as análises que são feitas ao longo do livro. Maria Tatar fez um belo trabalho através de um estudo cuidadoso, surpreendente e incomum, já que a maioria das pessoas desconhecem a maioria das informações que foram apresentadas. 

A edição:

A edição de Contos de Fadas da Editora Zahar traz, os contos originais sem adaptações, além de notas, apêndices, observações, curiosidades, belíssimas ilustrações raras, biografia dos escritores e fontes, editados caprichosamente pela editora, que revelaram-se como um verdadeiro compilado histórico a respeito dos Contos de Fadas. Contos de Fadas tem uma versão original luxuosa de capa dura.

O livro tem um conteúdo incrível e é uma ótima dica para fãs do gênero e para todos que desejam conhecer o que há por trás das famosas histórias que conhecemos de nossa infância.




Ficha Técnica
Lançamento: 2/7/2013
Assunto: Literatura
Clássicos Zahar - Edição Comentada e Ilustrada
Tradutor: Maria Luiza X. de A. Borges
452 páginas
16x23cm
1ª edição

Este exemplar é uma cortesia da Editora Zahar.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato