Matérias Literárias Por que ler da sono

Por que ler dá sono?

00:00Universo dos Leitores

Olá Leitores, tudo bem?

Em uma das minhas buscas pela internet encontrei uma matéria na Revista Superinteressante que explicou de forma simples e direta as razões pelas quais ler dá sono. Gostei muito do conteúdo e também das dicas que eles passaram para solucionar o problema, então resolvi compartilhar com vocês. Confiram: 
Não é ler um livro que dá sono, claro, mas substâncias químicas que agem no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia. Quanto mais adenosina, maior o sono, explica Fábio Haggstram, diretor do Centro de Distúrbios do Sono do Hospital São Lucas, de Porto Alegre. Ou seja, o problema, na verdade, é a hora da leitura. Experimente ler em outro horário. Você pode até sentir preguiça, não conseguir nem virar a página e se entediar. Mas não terá sono.

Já a segunda substância envolvida é a melatonina. Ela regula o sono, pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente, à noite. E, como a luz inibe a produção de melatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel. É por esse mesmo motivo que é mais fácil passar horas na internet ou vendo televisão do que ler um bom livro de madrugada. Não se sinta culpado se a TV estiver mais agradável às 4h.

Três dicas para não dormir

Ponha a leitura em dia antes de cair no sono

1. Começou a bocejar? Levante e dê uns pulinhos. Estar acordado é reagir a estímulos, e esse pequeno exercício nada mais é do que um estímulo motor. De quebra, vai ajudar a quebrar a monotonia.

2. Ler em voz alta exercita outras partes do cérebro, como o lobo temporal (relacionado à audição) e o lobo frontal (relacionado à produção da fala), e vai acabar com aquela preguiça momentânea.

3. Leia sentado. É lógico: a não ser que você tenha problema na coluna, é mais difícil dormir sentado do que deitado, já que, para dormir, é preciso relaxar toda a musculatura, o que não ocorre sentado.
Bom, passadas as dicas da Revista Superinteressante, vou contar algumas técnicas que utilizo e que me ajudam muito. Espero que gostem:

1. Leia livros alternados: eu costumo ler 2 ou 3 livros ao mesmo tempo, com isso, alterno com um capítulo de cada livro, o que me mantém concentrada e instiga a curiosidade. Claro que isso demanda atenção e concentração, mas além de me manter acordada, é um ótimo exercício para a memória;

2. Leia fazendo anotações e grifando as passagens interessantes: o fato de alternar leitura e anotações me mantém acordada já que também exige maior concentração e faz com que eu me movimente mais, o que também fasta o sono;

3. Leia livros com mais reviravoltas: livros com histórias mais instigantes (suspense, terror etc) mantém a atenção porque despertam a curiosidade. Quando estou com sono e preciso ler, evito as histórias com ritmo lento e com muitas descrições. 

4. Deixe a televisão ligada: essa técnica exige muita concentração, mas dá muito certo comigo. Eu ligo a TV em um volume baixo, com isso preciso ficar mais focada na leitura, o que me mantém acordada. 

E vocês, o que fazem para afastar o sono na hora da leitura? Comentem e participem!





You Might Also Like

2 comentários

  1. Anônimo08:52

    Ola,
    Muito legais suas dicas de concentração, Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas tem todo sentido, agora só testar e adaptar!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato