Crítica Globo Livros

Popular, de Maya Van Wagenen

00:00Angélica Pina

Popular - dicas vintage para ser uma garota descolada é uma espécie de diário onde a autora, Maya Van Wagenen, 13 anos, relata seus dias no último ano do ensino fundamental. Não é um livro de ficção, os relatos são reais!

Maya tem dois irmãos mais novos, Brodie de 9 anos e Natalia, que tem autismo, de 5. A adolescente usa óculos, aparelhos nos dentes e tem os cabelos lisos e sem graça, o que junto da timidez colabora para que ela faça parte dos Párias Sociais, como ela chama aqueles que estão num lugar muito baixo na escala de popularidade do colégio. Sua única amiga é Kenzie, que é tão estranha quanto ela e os outros passam seus dias ignorando Maya ou zombando dela.

Um dia, em uma faxina, a mãe de Maya encontra um livro antigo, escrito em 1951 por Betty Cornell, chamado Guia de popularidade para adolescentes e propõe um desafio à filha: seguir os conselhos do livro durante o ano e escrever sobre a experiência. Como o sonho da garota sempre foi ser uma escritora, ela encara a proposta como um exercício literário fantástico e decide registrar todos os dias as reações das pessoas e os acontecimentos proporcionados pela sua experiência.
Maya começa mudando suas roupas e penteados, seguindo as dicas de Betty Cornell, que vão desde o quanto é essencial que uma garota use cinta todos os dias a segredos de beleza como fechar os poros do rosto usando gelo e passar vaselina nas pálpebras em vez de sombra na hora da maquiagem.

“De repente alguém me dá um encontrão e uma das alças da minha mochila arrebenta. Ela agora está pendurada no meu ombro esquerdo. Não! Tenho que me curvar e ficar toda torta com o braço direito dobrado nas costas, para evitar que as coisas caiam da mochila. Esqueça a postura. Saio mancando, mas tento manter minha dignidade.”

Maya aprende muito sobre o real significado de popularidade e o que faz com que as pessoas de sua idade sejam populares ou desejem ser. Ela se esforça e faz coisas que jamais poderia imaginar para manter a experiência até o fim do ano, superando seus limites e passando por muitas situações constrangedoras, algumas até humilhantes. A garota passa também a se conhecer melhor e acaba ensinando muito disso para adolescentes que possam passar por situação semelhante.

“Tudo bem. Vou tentar. Mas só existe um lugar onde se pode conhecer pessoas. O único lugar em que é possível observar a escala de popularidade em toda a sua glória aterrorizante. E é o lugar mais inesquecível, mais fétido e mais provável de partir seu coração em todo o campus da escola. O refeitório. Agora vou deixar meu pequeno clã de Párias Sociais e me aventurar com minhas próprias pernas pelo mundo exterior. Preciso sair e conhecer gente nova. Para fazer isso, vou me sentar com outros grupos em mesas diferentes todos os dias. Vou começar com as pessoas que eu conheço, depois passar para os estranhos e então, finalmente, encarar... a galera Popular.”
Embora saibamos que o bullying existe por todo lado, acredito que nos Estados Unidos isso seja mais forte no que diz respeito às divisões de grupos de acordo com seu tipo físico, inteligência, habilidades esportivas e por aí vai, como Maya relata que acontece em seu colégio. Apesar disso, acredito que sua história de vida possa motivar e ensinar as leitoras adolescentes de forma prática e divertida.

Os direitos de filmagem do livro foram vendidos para a Dreamworks e em breve vai rolar a adaptação para o cinema.

A edição está linda, possui várias fotos de Maya e de sua família. Ainda vem uma página com uma paper doll da garota e várias roupas para vesti-la (e eu voltei à minha infância recortando e vestindo a bonequinha, que está em algumas das fotos postadas aqui)!  

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato