Fernando Cypriano História em Quadrinhos

Quantum, de Srbek, Cypriano, Muniz e Irrthum

20:07Universo dos Leitores


Publicada no ano de 2001, a HQ Quantum foi resultado do trabalho conjunto do roteirista Wellington Srbek e dos ilustradores Fernando Cypriano, Laz Muniz e Luciano Irrthum

A história, que possui uma abordagem ácida, reflexiva e questionadora, narrou os fatos surpreendentes que aconteceram na vida de Pedro no período em que ele estava sofrendo pelo término de um relacionamento amoroso.

Triste, solitário e sem saber como fazer para reagir, o nosso protagonista buscou consolo na bebida. Certa noite, quando estava saindo de um bar, ele encontrou um homem que se apresentou como O Poeta e que depois de muita insistência o levou para conhecer outras três pessoas misteriosas: Homem-Dinamite, O Iluminado e Oniromante.
Os quatro homens misteriosos, que se autodenominavam Os Quatro Cavaleiros da Humanidade, começaram a falar diversas coisas que inicialmente pareciam sem sentido nenhum para Pedro, mas que o transportaram para uma viagem alucinante dentro da sua própria mente. Aquela noite e aqueles homens que surgiram do nada, permitiram que Pedro refletisse sobre a consciência humana, a estrutura social, os valores (ou a inversão deles) e as prioridades dessa vida que muitas vezes não passa de um grande show. 

“O que é grande no homem é que ele é um meio e não um fim. O homem é uma ponte, estendida entre o animal e o além-do-homem. Uma passagem sobre um abismo. Perigosa travessia, perigoso atravessar.”
Além de todas as questões levantadas na história, que por si só já valeriam a leitura, também merecem destaques as diversas referências a importantes pensadores, filósofos e escritores, bem como as ilustrações em preto e branco, com traços carregados, que condizem com toda a perturbação psicológica que o personagem está vivenciando. 
Vale destacar, ainda, que na última página do exemplar contém um agradecimento às mulheres, que segundo o roteirista, são semeadoras de abismos. Se isso é ou não uma verdade, eu não posso dizer, mas o abismo da mente de Pedro foi interessante e perturbador.

Infelizmente a HQ está esgotada, mas espero encontrar uma reedição algum dia, pois sem dúvida é uma história que merece ser lida! 





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato