Copacabana Copacabana Sentimental

Copacabana Sentimental, de Juliana Rocha

00:00Universo dos Leitores

Fotografia, no dicionário, significa "processo de fixar numa superfície sensível, por meio da luz a imagem dos objetos". Para mim, verdadeira amante dessa arte, a fotografia é uma forma de eternizar momentos, pessoas e lugares. Uma forma de captar sentimentos e belezas várias. E foi olhando com calma esse livro de Juliana Rocha, que apresenta fotografias deslumbrantes do Rio de Janeiro, especialmente da praia de Copacabana, que concluí que estou certa. Mais que transmitir por meio de luz a imagem de objetos, a fotografia transmite vida e sentimento. 

Com imagens lindas e radiantes, Juliana conseguiu captar a beleza que existe no mar, nos coqueiros, nos prédios que rodeiam a praia, nas pessoas que enchem o local de vida, no nascer do sol e no pôr-do-sol. Em colorido ou preto e branco, ela preencheu nossos olhos com poesia e mostrou várias versões de um mesmo local: Copacabana retumbante, espirituosa, morna, fogosa, delirante, limpa, ambígua, violenta, brutal etc. As fotografias praticamente saltam das páginas de tão deslumbrantes que são. 
Foi só depois de algumas horas passando de uma página para a outra e apreciando cada um daqueles "clicks"  que resolvi dedicar um tempo aos pequenos textos que introduzem o livro: COPACABANA sonhadora, COPACABANA conquistadora e COPACABANA sentimental. Lendo cada um deles, descobri de onde surgiu o fascínio da fotógrafa pelo local e pela fotografia.

De forma simples e repleta de sentimento, ela deixou claro que sempre quis ser escritora e que deu uma volta imensa em torno de si até se deparar com o Rio de Janeiro e todos os seus encantos. Foi lá, olhando todo aquele brilho natural e sentindo toda aquela energia, que ela descobriu o verdadeiro dom!

"Era Copacabana.
Ensinando-me que é preciso desfrutar a vida latente em cada grão de areia, porque existir é ser filho da impermanência. Que seja."
Espero que quando entrarem em contato com esse livro, vocês vejam além de cada foto. Vejam não só o quanto o Rio é lindo, mas também o quanto o nosso país é lindo. Penso que estas fotos são uma verdadeira homenagem ao Brasil. Uma declaração de amor, quem sabe! 
Não posso deixar de comentar a delicadeza e o capricho da edição da Editora Guarda Chuva. Projeto gráfico maravilhoso e impressão impecável. 

Gostou? Adquira no site da editora


You Might Also Like

1 comentários

  1. Só AS VEZES que não quis lembrar o que passou entre o presente e a despedida! Cortante meu ❤️ Sinto tua falta!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato