Dicas Gerais

5 coisas que você NÃO deve fazer com as editoras parceiras

00:01Universo dos Leitores

Oi gente, tudo bem?

Eu acredito que nada é mais gratificante para um blogueiro literário que firmar parceria com as editoras. Muito mais que uma economia, já que deixamos de gastar com tantos livros, as parcerias trazem credibilidade para a página, contribuem para aumentar os acessos e os seguidores, e permitem novos vínculos com pessoas da área, o que é ótimo. A verdade é que quando criamos um vínculo saudável com os nossos parceiros, todos ganham e a experiência com o blog fica muito mais prazerosa e gratificante... 

Mas infelizmente nesses poucos anos com o Universo dos Leitores, eu percebi que enquanto muitos blogs se esforçam para manter a melhor relação possível com os parceiros, outros agem como se as editoras precisassem deles para existir e acabam desrespeitando os vínculos criados e prejudicando não apenas os próprios blogs, como a ideia de parceria em si. 

Foi pensando nisso que resolvi criar essa lista e falar sobre algumas atitudes que eu acho que os blogueiros não devem adotar. Vamos lá?

1 - Vender os livros recebidos na parceria

Bom gente, quando a editora manda um livro para um blogueiro, ela deixa de ter lucro com aquele exemplar que, inclusive, vem com a informação de que é um exemplar de divulgação, com venda proibida. É extremamente deselegante e desrespeitoso dar uma finalidade comercial para esses livros. Se não quer mais, doe para uma biblioteca, troque no Skoob, mas não venda!

2 - Reclamar nas redes sociais que a entrega está atrasada 

Gráfica atrasa, Correio tem problema, o funcionário da Editora pode estar com muito serviço e esquecer de fazer o seu pedido, enfim... Muitas coisas podem acontecer nesse caminho "livro solicitado - livro entregue". Se o seu pedido está atrasado, envie um e-mail ou uma mensagem privada nas redes sociais, mas não faça postagens públicas com esse tipo de informação. Além de ser uma grosseria, não fará com que o seu livro chegue mais rápido. Esse tipo de postura deixa a sua rede social poluída e afasta outras editoras que talvez estejam interessadas no seu blog. Uma relação cordial é o princípio básico de qualquer relacionamento.

3 - Plagiar resenhas de outros blogs 

Stop! Não preciso nem comentar o absurdo que é plagiar o conteúdo de outros sites, né? Esse tipo de postura não é apenas deselegante, mas sim totalmente errada (e ilegal). Além de um desrespeito com os parceiros, que cedem os livros confiando no seu trabalho, é um desrespeito com os seus leitores e também com as pessoas que criaram o conteúdo plagiado.

4 - Reclamar que os outros blogs receberam mais livros que você

Antes de sair por aí dizendo "fulano recebeu 5 livros, só recebi 1", você precisa parar para pensar sobre o retorno que o seu site deu para a Editora parceira. Quantas resenhas fez, em qual prazo, qual o seu cuidado com o texto e com a divulgação etc. É preciso ter em mente que alguns blogs já possuem uma relação mais antiga com a Editora, outros possuem um acesso maior, ou às vezes estão mais dispostos a resenhar os livros com aquele perfil específico. Faça a sua parte, se dedique, melhore seu conteúdo, capriche, dê um retorno, responda os e-mails... Com certeza isso fará com que receba mais exemplares! 

5 - Guardar os livros no armário e nunca resenhá-los

Nunca, jamais peça um livro se não estiver realmente interessado em lê-lo. Tenha em mente que cada exemplar gera um custo e que o objetivo da parceria é divulgar aquela história e fazer com que mais pessoas se interessem por ela. Se você pega o livro, guarda na sua estante, e esquecer ele por lá, você está gerando um prejuízo para a editora e para o escritor. Seja consciente e com isso atrairá muitos novos parceiros. Compromisso é tudo!
E então, o que vocês acharam dessa lista? Sugerem mais alguma coisa?

Beijos e até a próxima!


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato