Crítica Editora Aleph

O Planeta dos Macacos, de Pierre Boulle

00:00Universo dos Leitores

Um clássico da literatura e do cinema, O Planeta dos Macacos foi escrito pelo francês Pierre Boulle, no ano de 1963 e até hoje conquista fãs ao redor de todo o mundo, razão pela qual a Editora Aleph resolveu relança-lo em uma edição especial, que conta com uma nova tradução, uma entrevista com o escritor e alguns extras que discorrem sobre a importância da obra e as suas referências na cultura pop.

A história começa apresentando um casal de namorados que, durante uma expedição interplanetária, encontra uma garrafa que guarda um antigo manuscrito. Curiosos com a descoberta, eles resolvem ler o que estava escritor naquelas folhas e acabam mergulhando de vez na história de Ulysee Mérou, um jornalista que viajou em uma nave cósmica encontrou, de forma inesperada, o planeta Soror, um local desenvolvido e bem estruturado, habitado por gorilas, chimpanzés e orangotangos. 

"No planeta Soror, a realidade parecia completamente ao avesso: estávamos às voltas com habitantes semelhantes a nós do ponto de vista físico, mas que pareciam completamente destituídos de razão. Era de fato esta a significação do olhar que me perturba em Nova e que encontrei em todos os outros: a falta de reflexão consciente, a ausência de alma."
Em Soror, diferente do que acontece na terra, os macacos são considerados a raça superior. Eles pensam, se comunicam, possuem habilidades variadas, conhecimentos científicos e capacidade de criar vínculos afetivos. Administram empresas, mantém um trânsito organizado e como em toda sociedade, possuem um representante e são divididos de forma hierárquica. Sendo assim, para eles os homens não passam de seres inferiores, incapazes de qualquer raciocínio lógico ou demonstração de vontade.

É por conta desse pensamento dos gorilas que Ulysses é capturado e feito prisioneiro. No local, ele precisa aprender a cultura e os hábitos dos macacos e, ainda, lutar para comprovar a sua superioridade e a sua independência. Em meio a esse novo grupo, ele faz amigos especiais e também muitos inimigos, afinal, a luta em questão não é somente pela sobrevivência, mas sim pela comprovação ou manutenção de um possível status de independência e superioridade. 
A história criada por Pierre Boulle possui uma narrativa leve e envolvente, e apresenta vários pontos de vista científicos questionando, a todo o tempo, a supremacia dos homens sobre os animais. 

Com um tom dramático, mas por vezes bem humorado, o livro aborda a capacidade que os seres humanos possuem de se adaptar às novas situações, de aprender novas culturas e de extrapolar os limites da mente. Da mesma forma, aborda temas como amor, amizade, fidelidade, avanços em pesquisas tecnológicas, civilização e poder.

Uma leitura rápida, agradável, que tem a função de entreter, mas que nem por isso deixa de nos colocar diante de várias reflexões...

Sugiro que mergulhem de cabeça no Planeta dos Macacos! Ótima leitura a todos...
Gostou? Compre aqui: Saraiva ou Cultura

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato