Crítica Editora Nemo

Vírus Tropical, de Power Paola

00:00Universo dos Leitores

Lançada pela Editora Nemo em uma edição simplesmente impecável, Vírus Tropical é a HQ autobiográfica que narra as experiência de vida de Power Paola, uma jovem que nasceu no ano de 1977, em Quito, no Equador.

A história prende a atenção logo no primeiro capítulo, que se passa no ano de 1976, e narra acontecimentos anteriores ao nascimento de Paola. Com um tom bem humorado e até irônico, a jovem conta que Gavíria, a sua mãe, engravidou mesmo já tendo realizado um procedimento de ligadura de trompas, com isso, por vários meses, os médicos consideraram impossível o fato dela estar grávida e afirmaram, de forma veemente, que o crescimento da barriga ocorria em razão de um "vírus tropical" ou de uma gravidez psicológica. 

Contudo, um médico novo chegou ao Equador e descobriu que o caso era mesmo de gravidez. Gavíria estava com uma gestação de cinco mesmo e em breve seria mãe pela terceira vez. A notícia foi surpreendente e imediatamente todos passaram a desejar a chegada de um rapaz, já que até então a família só tinha meninas. As orações não serviram de nada, pois nasceu mais uma menina: a Paola
Criada em uma família muito diferente e repleta de hábitos curiosos e inusitados, a história de Paola aborda temas complexos como a religião, a política, a descoberta do sexo, o envolvimento com drogas, as crises da adolescência, o convívio com a família, o primeiro emprego, a escolha de qual caminho seguir etc. É uma história sobre experiências de vida, escolhas, e  amadurecimento.  

Apesar dos temas importantes e complexos que são abordados, a narrativa não é tensa ou angustiante. Pelo contrário... A roteirista consegue descrever os fatos a de forma leve, envolvente e super, super divertida! É simplesmente impossível não rir dos acontecimentos que ela vivencia e não se apaixonar pela obra! 
Vale destacar que a história não possui um final surpreendente e não tem uma narrativa inovadora ou impactante. O que encanta na obra é exatamente a forma simples, direta e sincera com a qual os acontecimentos cotidiano são narrados. Fica nítido que os fatos apresentados estão em conformidade com as experiências reais da roteirista. Aqui não existem floreios ou adaptações, mas tão somente a vida como ela realmente é: complexa, por si só!

As ilustrações em preto e branco são simplesmente lindas e repletas de detalhes que contribuem para que a leitura fique ainda mais envolvente e agradável. Sem dúvida vale a pena conhecer...
Para saber mais, clique aqui e confira a animação sobre a história!





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato