Escritora Maiesse Gramacho Gerais

Universo Livre

00:00Universo dos Leitores

É com grande alegria que inauguro esta coluna no Universo dos Leitores, site que descobri por meio de outro escritor, Marcelo Araújo, amigo de mais de uma década, colega de trabalho e autor de livros já resenhados aqui.

A partir da dica do Marcelo, entrei em contato com uma das criadoras, a Isabela Lapa, e encaminhei meus títulos. As resenhas foram lindas de viver e, de cara, rolou uma identificação bacana entre a gente.

Logo surgiu o convite: ter um espaço para apresentar não apenas minhas criações literárias, mas comentar livros de outros autores (independentes ou não), filmes, exposições, publicar entrevistas etc. No entanto, o corre-corre diário sempre me fez adiar, adiar, adiar... Até hoje!

Então, é bom que eu me apresente. Sou jornalista por formação, mas há exato um ano me tornei servidora pública. Atualmente, trabalho na área de fomento à cultura.

Nasci em Brasília, tive avô poeta e pai professor de literatura. Escolhi o jornalismo ou o jornalismo me escolheu? Não sei responder. O fato é que dediquei quase vinte anos da minha vida a ele e tive experiências incríveis na área.

Escrever, escrevo desde que me entendo por gente. Mas somente em 2009 tomei a decisão de publicar um livro. Foi quando comecei a produzir Histórias mínimas, lançado no ano seguinte. Ele reúne minicontos na linha dos de Dalton Trevisan. Vale lembrar que, em se tratando de miniconto, muito mais importante que mostrar é sugerir, deixando ao leitor a tarefa de "preencher" as elipses narrativas e imaginar a história por trás da história.
Em 2011, lancei minha segunda obra, Sobre medos e flores, com crônicas publicadas em jornais de Brasília e outras inéditas. É um livrinho despretensioso, divertido, leve, feminino, no qual escrevo em primeira pessoa. Afinal, ensina o escritor Affonso Romano de Sant'Anna, o "eu" do cronista é um "eu" de utilidade pública.

Durante 2012, produzi o conteúdo que viria a compor meu terceiro livro, Azul inalcançável, lindamente prefaciado pela escritora Adriana Kortlandt. Azul foi lançado em 2013, no Dia Internacional da Mulher. Neste trabalho, volto meu olhar para aspectos sutis do cotidiano; faço mais perguntas do que elaboro respostas.

Na sequência, fiz minha primeira incursão na poesia, publicando Poemas de lua cheia em outubro de 2014. A obra é uma homenagem ao escritor Charles Bukowski, morto em 1994. Melancolia e ironia permeiam os versos.

No mais, sou libra com lua em gêmeos e sagitário é meu ascendente – não que eu acredite nisto... Adoro cinema de arte, curto jazz, morro de medo de avião, amo praia, pratico yoga e cheesecake com espresso é minha sobremesa favorita. Ah, minha vida é recheada de situações e personagens woodyallenianos!

Agradeço à Isabela Lapa pela oportunidade de colaborar com o Universo dos Leitores e espero, de verdade, que minhas contribuições tornem o site ainda mais "saboroso" a seus visitantes.

Mãos à obra!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato