Crítica Editora Autêntica

Passageiro Clandestino, de Leonor Xavier

00:00Universo dos Leitores

Com apenas 160 páginas e muita intensidade, esse é um livro que narra as experiências vivenciadas pela escritora Leonor Xavier desde o dia em que descobriu que tinha um câncer. 

Diferente do que pode parecer inicialmente, a narrativa, que tem um formato de diário, não é sobre o medo da morte, mas sim sobre a condição de estar vivo, mesmo sabendo da existência de uma doença grave. A autora comenta com muita sinceridade e emoção sobre o relacionamento com a família e os amigos, as idas e vindas ao médico, as fases em que passou internada em um hospital, os medos, as angústias e a luta diárias pelos fiapos de vida e, quiçá, de felicidade.

"Há uma corrente de vontade positiva pela minha saúde. Na hora de adormecer, rezo pelos que sofrem. E agradeço pela amizade que me tem sido dada, modalidade de amor, construção de uma vida." 

O interessante é que mesmo abordando um tema árduo e comovente, as palavras são colocada de forma leve, natural e poética, o que torna a leitura fluida e envolvente. 
O livro também se torna especial por nos colocar diante dos sentimentos de uma pessoa que realmente experimentou a doença e precisou reaprender a viver e a lutar. A sinceridade de cada palavra e de cada pensamento nos permite refletir e emociona ao mesmo tempo em que choca.

É preciso estar atento para o fato de que a obra não tem a finalidade de informar sobre a doença ou apresentar métodos e formas de tratamento. É uma narrativa sentimental e íntima, razão pela qual para ler é preciso abrir o coração e tentar compreender as sensações e as experiencias da autora. 

"Por decisão da morte ela própria, a certa altura da história a vida eterna é suspensa, e uma carta-aviso passa a ser enviada a cada homem, mulher, criança, doente ou não, e forma de sentença definitiva e fatal. Só que, perplexa e perturbada por tal ousadia em relação ao seu poder, a morte vai ao encontro de uma pessoa que recusa a carta e a devolve." 

Espero que aproveitem a dica, afinal, essas leituras nos ensinam a compreender os outros e nos fazem refletir sobre o valor da nossa vida e das pessoas que amamos.

Leitura indicada! 

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato