Crítica de Shiko

Piteco Ingá, de Shiko

00:00Universo dos Leitores

Depois de apresentar uma releitura do Louco, chegou a vez de falar sobre mais um personagem fantástico da Turma da Mônica representado brilhantemente pelo Projeto Graphic MSP, e que fecha o primeiro arco do projeto: Piteco.

Pithecanthropus Erectus da Silva, o icônico Piteco é um personagem da Turma da Mônica que está cronologicamente situado na Idade da Pedra e que por esta razão preserva hábitos rudimentares, como a caça e a pesca. 

 Sob olhar e traço do talentoso Shiko, Piteco ganhou uma aparência muito mais humanizada e uma apresentação muito mais rústica do que a versão dos quadrinhos, compondo muito bem o cenário da história do Povo de Lem.


Nesta versão, Piteco tem que enfrentar uma grave crise em sua aldeia  já que, conforme a profecia de seu povo, o rio e a fonte de suprimentos se esgotou. A Profecia da Pedra do Ingá força o exôdo de toda aldeia, que se vê obrigada a migrar para terras mais férteis para manter a própria sobrevivência. 
Entretanto, na noite que antecede a partida da aldeia, Thuga (namorada de Piteco) é sequestrada pelos homens-tigre forçando o protagonista a deixar o grupo e a sair em uma longa caçada na companhia do amigo Beleléu. 

Reforçando a simbologia da história, a Pedra do Ingá é uma referência à pedra homônima situada na Paraíba, considerada um monumento arqueológico por suas inúmeras pinturas rupestres (arte que também está presente na graphic)  

 Os cenários são ricos e alguns quadros são verdadeiras obras de arte. Além disto, 
os destalhes são incríveis e ao longo de toda a graphic encontramos fortes elementos da cultura nordestina. Ponto para Shiko que contextualizou incrivelmente essa representação do homem das cavernas brasileiro. O colorismo é magnífico e na minha opinião dá o tom exato às cenas de ação e aventura. 

Uma belíssima homenagem ao personagem Piteco, e um quadrinho recomendado para todas as idades. Se você ainda não leu, não perca tempo porque vale a pena conhecer esta versão do homem das cavernas brasileiro! 




























You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato