Andrea Killmore Bom dia

Bom dia, Verônica, de Andrea Killmore

00:00Isabela Lapa


A violência contra a mulher é um tema que precisa ser discutido com atenção, respeito e seriedade. Pesquisas divulgadas com frequência pela mídia mostram que os crimes dessa categoria são cada vez mais comuns, mas que mesmo assim o machismo impera na sociedade e nas instituições, fazendo com que a vergonha ou o medo impeçam as denúncias ou travem as investigações. 

No site Compromisso e Atitude, uma matéria de outubro desse ano diz o seguinte:




"Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), ainda assim, hoje, contabilizamos 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Segundo o Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo que em 33,2% destes casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex. Essas quase 5 mil mortes representam 13 homicídios femininos diários em 2013."



O UOL, em julho deste ano, também apresentou dados muito relevantes e muito assustadores:


"Os casos de violência contra a mulher no país cresceram 44,74%, em 2015, se comparado ao ano anterior. Dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 indicam que no ano passado foram registradas 76.651 denúncias, ante 52.957, em 2014. Isso representa um caso de violência a cada sete minutos no Brasil, em 2015. As ocorrências específicas de violência sexual --estupro, assédio e exploração-- saltaram 129%, de 1.517 para 3.478 relatos. No país, foram 9,5 estupros por dia."


É exatamente por isso que BOM DIA, VERÔNICA, lançado recentemente pela Editora Darkside Books, é uma leitura obrigatória... Apesar de conter uma narrativa de ficção, a obra aborda com muita profundidade a questão da violência contra a mulher, conferindo destaque à violência psicológica e à atuação preconceituosa da polícia diante das denúncias recebidas.

Verônica, nossa protagonista, trabalha para a Polícia Civil do Estado de São Paulo, no cargo de Secretária do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. A sua vida, que estava completamente sem graça e pacata, ganha novos rumos quando em uma mesma semana ela presencia o suicídio de uma mulher dentro da Delegacia e, posteriormente, recebe a ligação anônima de outra mulher que diz sentir medo de ser assassinada pelo próprio marido.

"Deitei a cabeça no volante, chorando como não chorava há anos. Lembrei-me de Marta encolhida, indefesa, ao lado da máquina pifada. Lembrei-me de sua boca horrorosa, tomada pela infecção. Lembrei-me dos olhos assustados, da sensação que eu mesma tive de ser desacreditada, ignorada. Ser invisível é uma realidade para muitos. Marta sabia disso. A ferida, o golpe, o exame, a lenda. E lembrei-me da frase... A frase que ela disse antes de se jogar pela janela. Tudo fazia sentido."


Diante do descaso do Carvana, o chefe do departamento, Verônica decide investigar sozinha os dois acontecimentos e, com isso, se coloca diante de diversas situações complexas e muito graves. Enquanto a moça que suicidou foi vítima de um homem desconhecido que usou de "Boa Noite Cinderela" para dopá-la e estuprá-la, a mulher da ligação anônima é vítima constante do marido machista, que oprime todas as suas vontades e faz com que ela lhe ajude a cometer diversos crimes.

Na medida em que investiga os casos e desvenda mistérios que parecem não ter fim, a sua vida pessoal vira de ponta cabeça e ela precisa lutar não só para defender aquelas mulheres esquecidas, como também para defender a própria família.

O interessante é que ao longo da leitura conseguimos perceber claramente que a violência física é grave, mas a psicológica é muito pior, afinal, quando o opressor entra na mente da vítima, ele tem o poder de enfraquecê-la e até mesmo de mudar a sua essência. Talvez isso doa muito mais...

"(...) Quase não havia estatística sobre esse crime, de tão difícil que era uma mulher dar queixa quando era vítima dele."


O livro é instigante e prende a atenção da primeira até a última página, afinal, além do suspense bem amarrado, a obra também choca por descrever de forma tão intensa e tão realista os atos de violência praticados contra as mulheres. É preciso ter em mente que as histórias ali descritas não são reais, contudo, representam a realidade de muitas mulheres esquecidas ou, talvez, invisíveis. 

Se não bastasse tudo isso, o livro também ganha um destaque maior pelo fato de que a escritora é completamente desconhecida! Ao procurar a editora, ela deixou claro que a sua identidade jamais seria revelada, mas que em uma vida que quer esquecer ela já trabalhou para a Polícia e por isso tem muito a contar... 

Incrível é a palavra que define. Comecem JÁ!



*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.

You Might Also Like

3 comentários

  1. Such an informative post. The article is really helpful. Thanks for sharing the knowledge and experience.
    Site:https://fortunejackets.com/product/yellowstone-john-dutton-quilted-jacket

    ResponderExcluir
  2. Anônimo08:47

    This is it! I lnow that sometiems we all nedd assistance with essay and you can be the best! So dont be shy and be the first who lern the best guys! Check this https://residencypersonalstatements.net/our-services/letters-of-recommendation-writing-service/ ouit and enjoy!

    ResponderExcluir
  3. An essay is a piece of writing that presents the author's perspective, analysis, or argument on a particular topic. It typically consists of an introduction, body paragraphs, and a conclusion. Essays can be formal or informal and serve various essay writing services purposes, such as informing, persuading, or entertaining readers. They are commonly used in academic settings to assess students' knowledge and critical thinking skills. Additionally, essays can be found in magazines, newspapers, and online platforms, covering a wide range of subjects and styles.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato