Animação Cinema

Dica de filme: Os Croods

17:57Luiz Cabral

Foto: Divulgação
O faz de conta que encanta


Já parou para pensar em como as animações do cinema agradam tanto a crianças quanto a adultos? Eu mesmo sempre gostei desses filminhos, desde a época dos clássicos da Disney, como “O Rei Leão”, “Pocahontas” e “Aladdin”, a que assistia vidrado e repetidamente com meus pequenos sobrinhos, tudo em VHS. Tudo bem que, naquela época, eu era adolescente, e filmes infantis faziam parte da minha rotina. Mas eu cresci e continuei a saga em animações, tendo como favoritos uma lista infinita, que passa por “Madagascar”, “A Era do Gelo”, “A Fuga das Galinhas”, “Shrek”, “Ratatouille”, “Procurando Nemo”, “Kung Fu Panda”, “Rio”, “Os Incríveis” e “Up: Altas Aventuras”, até chegar ao último que revi nesta semana e sobre o qual me bateu aquela vontade de escrever: “Os Croods”, que está disponível no Now.

Se for parar pra pensar, além da diversão em si, de os desenhos serem muito bonitinhos e perfeitos e das belas histórias que te prendem e te encantam, essas animações sempre tiveram excelentes lições de moral, que servem para a formação das crianças e caem como uma luva na vida de muitos adultos. Seja na princesa dando valor à beleza de uma fera, na diferença entre cães e gatos ou no choque de dois mundos entre a moça moderna e um Tarzan, conseguimos tirar proveito da história, e aquelas horas de filme se tornam muito mais que uma simples comédia.
Foto: Divulgação
Em “Os Croods”, o medo de Grug, o pai ogro de uma família das cavernas, garante a sobrevivência a todos naqueles tempos nada fáceis e pré-históricos. Só que a filha mais velha, Eep, com ares de rebeldia, quer conhecer o novo, buscar o mundo além da caverna, para, assim, deixar de sobreviver e começar a viver. Tudo começa a mudar quando ela conhece o rapazinho aventureiro Guy, que lhe apresenta a realidade cheia de mudanças e a iminente chegada do “fim do mundo”. Se os baixinhos já podem tirar algo proveitoso dessa luta pelo medo do que é novo, os altinhos também deliram com um roteiro com grandes sacadas familiares, como a relação do casal, os reflexos disso na criação dos filhos e, ainda, a popular raiva da sogra.


Mas o que mais me marcou e me emocionou (sim, eu choro até em animações) foi a importância dada à necessidade de dizer, pra ontem mesmo, que amamos alguém. Por mais escura que seja uma caverna ou por mais difícil que seja se alimentar entre animais ferozes, lutando pela sobrevivência, é um dever interior demonstrar o que se passa no coração, valorizar até aquele mais antigo, esquecido e pré-histórico sentimento que está ali escondido. Se até uma adolescente rebelde e cavernosa conseguiu fazer isso, imagine nós, contemporâneos, tecnológicos e milimetricamente avançados?! É só largar aquele osso rotineiro, explorar o desconhecido sentimental e delirar com as criações e descobertas diárias, como se tudo fosse grande como a criação da roda ou a fascinante descoberta do fogo. Isso, sim, é evolução da espécie.

TRAILER 



Clique aqui, se inscreva no canal Luiz, Câmera, Ação e fique por dentro de todos os lançamentos.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi Luiz
    Adorei o que você falou sobre o filme. Eu adoro Os Croods. Já vi o filme tantas vezes que já sei de cor (sério. Teve uma época que ele passava em loop na Universal). Já vi sozinha, com meu filho, com minha irmã (vi com ela no cinema), com meu pai... É um filme muito lindinho que trás muitas reflexões bacanas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato