As Previsões da Ficção Científica que se Tornaram Realidade Ficção Científica

As Previsões da Ficção Científica que se Tornaram Realidade

00:00Universo dos Leitores






Recentemente falei aqui no blog sobre as previsões do escritor Isaac Asimov (link) que se concretizaram, mas ao que tudo indica, a criatividade dos escritores do gênero ficção científica parece não ter fim. Escritores do gênero usam e abusam da licença poética e da criatividade para dar vida a cenários desconhecidos, capazes de nos levar às mais inimagináveis histórias e situações.

Pesquisei sobre o tema, e constatei que esta não foi uma exclusividade de Asimov: enquanto muitos autores se empenham em criar histórias muito distantes da nossa realidade, outros se empenham em criar narrativas utópicas ou distópicas que acabam se aproximando da sociedade em que vivemos, através de previsões surpreendentes. 

Observando estas previsões e suas conexões com a realidade, Isabelle Turner, leitora do site io9 criou um infográfico muito interessante elencando os livros que previram fatos futuros. No lado esquerdo do infográfico ela apontou previsões e no lado direito ela revela a realidade. Confiram abaixo algumas dessas previsões:

-Em As Viagens de Gulliver escrito no século XVIII, o autor antecipou a existência de dois satélites naturais de Marte, o que confirmou-se no ano de 1877. 



-No livro 20 Mil Léguas Submarinas Júlio Verne criou submarinos elétricos, que vieram a ser inventados nos anos 60 do século passado.


-Os cartões de crédito foram previstos nos séculos XIX por Looking Backward e Edward Bellamy. 

-Já o livro Stand on Zanzibar, publicado em 1969 previu a TV sob demanda, a TV via satélite, impressoras a laser, carros elétricos, a criação da União Européia e a descriminalização da maconha.

-O Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley previu a criação de drogas que alteram o humor e a genética.

-Arthur C. Clarke antecipou a criação de satélites de comunicação em 2001- Uma Odisséia no Espaço.

-1984 de George Orwell trouxe à tona a espionagem governamental em massa, assim como as reveladas no ano passado por Edward Snowden. Esta espionagem foi até mesmo reproduzida em um programa de TV: o Big Brother, conhecido também como Grande Irmão, onde pessoas são vigiadas e monitoradas 24 horas por dia.

Surpreendente não? Quem quiser conhecer o infográfico completo, pode completo pode clicar aqui.




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato