Ana Maria Machado Crítica

O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett

00:00Universo dos Leitores



A sensível história, publicada pela inglesa Frances Hodgson Burnett em uma revista para adultos em 1911, transformou-se em um clássico da literatura infanto-juvenil.

Esse livro, que foi publicado em 1911 em uma revista para adultos, sem dúvida se tornou um clássico da literatura infanto-juvenil e marcou a infância de muita gente. 

Eu, por exemplo, lembro de passar e tardes e tardes assistindo à adaptação cinematográfica da história, que sempre passava na Sessão da Tarde, vocês lembram? Pois é... Acredito que esse filme conquistou muitas crianças ao redor do mundo.


"O jardim secreto florescia cada vez mais. Toda manhã revelava novos milagres."

Mesmo sabendo que o filme era baseado em um livro, eu nunca tive aquele ímpeto de ler a história, o que mudou quando conheci a edição impecável da Editora Moderna, pelo Selo Salamandra, com tradução de Ana Maria Machado e ilustrações de Júlia Sardà. O fascínio, que surgiu pelo capricho com as ilustrações e com a impressão do livro, se multiplicou na medida em que fui lendo cada uma das linhas da história de Mary, a garota mimada e rabugenta, que morava na índia com os pais, mas razão do falecimento desses, que ocorreu durante um surto de cólera, teve que mudar para a Inglaterra para viver com o tio, o Sr. Craven.
Ao chegar na Inglaterra, ela precisou aprender as regras do local, que eram completamente diferentes de tudo aquilo que ela estava acostumada. O castelo do tio era repleto de mistérios, de portas fechadas e possuía um ar luxuoso e ao mesmo tempo sombrio. No entanto, apesar do luxo, as pessoas do local eram simples e Mary não recebeu os mimos e as bajulações dos quais estava acostumada, com isso, teve que aprender a ser mais independente e a se relacionar melhor com as pessoas, especialmente com Marta, uma das empregadas da casa.
Com uma delicadeza ímpar e um jeito falante e extrovertido, Marta ensinou Mary formar simples as belezas da vida, tais como o ar livre, a natureza, as histórias sobre a família e sobre os animais. Por meio de Marta e com a ajuda de Dickson, um dos novos amigos, Mary também conheceu um jardim secreto, que lhe permitiu vivenciar situações e sensações inimagináveis, revelando segredos e aprendizados que ela certamente iria levar por toda a vida.

"Ela continuou cantando e alisando a mão dele. E quando olhou de novo, as pestanas compridas estavam deitadas, porque os olhos estavam fechados e ele já estava dormindo. Levantou-se devagar, pegou a vela e saiu na ponta dos pés, sem fazer barulho." 
Entre as diversas mensagens do livro, a mais importante e bonita é a mensagem sobre a importância do pensamento positivo. Tudo no mundo de Mary ganhou novas cores e novos brilhos quando ela aprendeu a ver o mundo de uma forma melhor, mas doce e mais sensível.

Sem dúvida um livro delicioso de ler! Além disso, um título excelente para crianças, jovens e adultos. Vale a pena conferir...


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato