Ally Carter Crítica

Em queda livre, de Ally Carter

00:00Angélica Pina


Grace, aos dezesseis anos, precisa ir morar com seu avô em Adria (um país fictício), pois o pai está no Exército, o irmão estudando e a mãe morreu três anos antes. O detalhe é que o avô é ninguém menos que o embaixador americano no país e ela vai morar na Ala das embaixadas, onde muros cercam os embaixadores das outras nações e suas famílias. 

Ela não está acostumada a seguir os protocolos rígidos que regem sua nova residência, bem como não consegue descansar diante de um fato extremamente inquietante: ela tem certeza de que viu sua mãe sendo assassinada, mas todas as outras pessoas acreditam que sua morte foi um acidente. Grace, inclusive, já fez tratamentos psicológicos por causa disso e não é raro ser taxada de louca quando insiste no assunto do assassinato. 

Ela está certa de que viu um homem com uma cicatriz no rosto atirando em sua mãe e está disposta a se meter em apuros para investigar o caso e provar para todos de que ela está certa. Aliás, Grace parece ter um ímã para confusões e frequentemente é vista em situações bastante embaraçosas para uma neta de embaixador.

“Em outras palavras, eu devia me salvar. É a coisa mais inteligente a fazer. Mas o lado ruim de passar a maior parte da vida ouvindo as pessoas dizendo que você está agindo de maneira estúpida é que, no fim das contas, você para de tentar fazer o que é inteligente.”
Logo que chega a Adria, Grace é apresentada a Noah, um garoto metade israelense e metade brasileiro, como aquele que será seu melhor amigo. Alexei é russo e é outro que está sempre por perto, pois é amigo de Jamie – irmão de Grace – e prometeu que cuidaria da garota. Rosie é uma garotinha de doze anos que sempre surge em seu caminho e Megan é a menina que Grace conheceu desde pequena, mas de quem nunca foi íntima. Todos eles irão se envolver voluntariamente na busca de Grace por respostas e pelo responsável pela morte de sua mãe.

 “ “Por que você está fazendo isso, Noah?”, pergunto, antes mesmo de perceber que as palavras estão saindo.
Noah olha para mim, aturdido: “O que você está querendo dizer? Eu sou seu amigo. E amigos se ajudam quando estão... você sabe... enfrentando assassinos profissionais internacionais e coisas assim.”
“Talvez seja má ideia. Talvez você não queira ser meu amigo”, digo a ele, mas Noah apenas sorri.
“Tarde demais. Além disso, sei que você nunca me deixaria sozinho se eu estivesse prestes a fazer uma coisa estúpida.”
“Talvez deixasse.” "
Em queda livre é o primeiro volume da série Segredos diplomáticos e traz uma história intrigante, não apenas pelo suspense que envolve as investigações de Grace e seus amigos, mas pelo constante questionamento da sanidade da narradora-protagonista. Em alguns momentos, acreditamos plenamente em tudo que Grace relata, mas em certas situações, acabamos cogitando a hipótese de ela realmente possuir algum distúrbio psiquiátrico e não estar em seu juízo perfeito.

Embora os personagens tenham sido bem construídos e a narrativa tenha me cativado bastante, achei que a autora foi superficial em alguns aspectos, provavelmente para deixar para aprofundar mais nos próximos volumes. Por exemplo, a sinopse sugere uma paixão proibida na vida de Grace, mas ela em momento algum demonstra estar emocionalmente envolvida por algum dos personagens – apenas bem superficialmente uma passagem dá a entender o que virá a ser esse romance proibido. 

Como boa brasileira, também não gostei muito da forma que ela descreveu o embaixador do Brasil, considerei bastante estereotipado. 

De qualquer forma, o livro é bacana e a série promete muitas reviravoltas, pois por mais que o final tenha sugerido a explicação de muitas coisas, acredito que nem tudo é o que realmente ficou entendido ali.

“Tem uma coisa que acontece quando se é a garota que é sempre deixada para trás. Foram tantas as vezes que olhei Jamie e Alexei desaparecerem sem mim que fiquei de fato muito boa em me convencer de que era melhor estar sozinha.”
Gostou? Compre aqui...






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato