Cosac Naify Crítica

O paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe e Nino Cais

00:05Universo dos Leitores

O paraíso existe? Eu, sinceramente, não sei! O escritor Valter Hugo Mãe, por sua vez, acredita que sim, mas que para encontrá-lo é preciso estar ao lado de alguém, é preciso amar e partilhar o amor. É exatamente sobre isso que ele fala nesse livro "O Paraíso são os outros", que foi publicado no Brasil pela Editora Cosac Naify e conta com as ilustrações do artista plástico Nino Cais. 

"Os adultos apaixonam-se ao acaso, ainda que façam um esforço para escolher muito ou com muita inteligência. Já aprendi. O amor é um sentimento que não obedece nem se garante. Precisa de sorte e, depois, empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido."

Narrado por uma menina que tenta entender o que é amar e como é experimentar uma vida a dois, o livro é uma delícia de ler... Com um olhar inocente, ela fala sobre o amor sem preconceitos e evoca temas como adoção, homossexualidade, lealdade, solidão, paixão etc. As palavras parecem ter sido escolhidas a dedo e uma ao lado da outra compõem textos poéticos e encantadores, que nos colocam diante de várias reflexões sobre as razões pelas quais as pessoas se apaixonam e decidem viver uma vida inteira ao lado uma da outra. 
O interessante é que mesmo sendo apenas uma garotinha, a narradora é inteligente, sagaz e curiosa, o que deixa o leitor envolvido desde a primeira página e faz com que esse livro, mesmo tendo sido escrito para o público infanto-juvenil, se torne uma excelente opção de leitura para os adultos sensíveis, curiosos e românticos. 

Vale destacar que as ilustrações de Nino Cais conferem uma sofisticação ao livro, uma vez que contrastam com a ideia romântica da garota, ao apresentar quadros com fotos de casais cujos rostos estão cobertos por bijuterias infantis. 

Eu, que já havia me apaixonado pelo Valter Hugo quando li O Filho de Mil Homens, fiquei mais apaixonada ainda após essa leitura. Sem dúvida uma excelente opção de livro para ter na estante e para presentear... 
Curiosidade: A obra foi escrita após a publicação do romance A Desumanização e surgiu de uma das passagens da história, tendo sido inspirado na frase de Jean-Paul Sartre, que diz que “o inferno são os outros”.

Gostou? Compre aqui: Submarino, Cultura ou Saraiva

You Might Also Like

1 comentários

  1. Anônimo12:48

    estaria disposta a vender essa edição o livro?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato