Belo Horizonte Eventos

Galeria de arte em Belo Horizonte faz homenagem à artista Yara Tupynambá

10:00Isabela Lapa


*Foto Leo Lara

Yara Tupynambá nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, e é uma artista consagrada no Brasil e no mundo. Com 87 anos de idade, ela ainda pinta diariamente e está planejando um novo trabalho em homenagem às casa da Lagoinha.

Para homenagear os quadros que ela fez ao longo da vida e celebrar a diversidade e a beleza do seu trabalho, que mostra a natureza, as cidades mineiras, as festas folclóricas e muito mais, a Errol Flyn Galeria de Arte acaba de inaugurar uma exposição especial, intitulada “Yara Tupynambá – Uma vida na arte - Obras de 1957 a 2019".

A exposição marca não só um momento especial na carreira de Yara, que nunca teve tantas obras reunidas em um só local, como também a reinauguração da galeria, que agora funciona em novo endereço, também no Bairro de Lourdes, em Belo Horizonte (Rua Curitiba, nº 1862).

Na visita a gente tem a chance de apreciar 106 quadros da artista e mergulhar intensamente em cores, fantasia e cultura. Parte da exposição destaca a cultura popular mineira e é lindo o olhar de Yara para o artesanato e para as nossas vestimentas. Ela também conta com trabalhos que destacam a beleza das nossas igrejas e valorizam intensamente o barroco mineiro.

Para que for apaixonado por Belo Horizonte, a exposição conta com quadros inéditos que homenageiam alguns dos nossos parques, entre eles o Parque Municipal, o Parque das Mangabeiras, o Parque Jacques Cousteau, no bairro Betânia, e o Parque Ecológico, na Pampulha.

Fiquei realmente impressionada com a magnitude e com a beleza do trabalho. É lindo de ver e emociona pelos detalhes, que são muitos.

Como o coquetel de inauguração estava bem movimentado e as pessoas estavam realmente apreciando com calma cada um dos quadros, não consegui tantas fotos, mas claro que vou colocar um pouco aqui:




O interessante é que junto com a exposição foi lançado um catálogo-livro, que reúne, além das imagens das obras, textos interessantíssimos de críticos de arte, entre eles Carlos Perktold, Enock Sacramento e Olívio Tavares de Araújo.

Carlos Perktold, logo início do seu texto, destaca: "Yara é como Minas: são muitas e todas são personagens inesquecíveis."

O catálogo veio como convite para a exposição e está realmente lindo. A impressão é de extrema qualidade, então vale a pena adquirir se você for apreciador de obras de artes. O valor é R 50,00, e você encontra lá na galeria.

Mas independente disso, a exposição tem entrada gratuita e vai até o dia 5 de julho. Yara é uma artista inovadora e exuberante, que tem sete murais tombados pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, então a oportunidade de apreciar essa exposição é realmente única.Recomendo demais!

Informações Importantes:

Quando: até 5 de julho de 2019
Errol Flynn Galeria de Arte (Rua Curitiba, 1.862, Lourdes)
De segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado, das 9h às 13h
Entrada gratuita


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato