Editora Martins Fontes J. R. R. Tolkien

O Silarillion, de J. R. R. Tolkien

11:06Kellen Pavão



Sinopse:  “O Silmarillion”, publicado quatro anos após o falecimento do seu autor, é um relato dos Dias Antigos, a primeira Era do Mundo. Em “O Senhor dos Anéis”, foram narrados os grandes eventos do final da Terceira Era; as histórias de “ O Silmarillion”, no entanto são lendas derivadas de um passado muito mais remoto, quando Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habitava a Terra- Média e os altos-elfos guerrearam com ele pela recuperação das Silmarils. Mas O Silmarillion não relata apenas os eventos de uma época muito anterior àquela de O Senhor dos Anéis, em todos os pontos essenciais de sua concepção, ele também é de longe a obra mais antiga. Na realidade, embora na época não se chamasse O Silmarilion, já existia meio século antes. Em cadernos velhíssimos, quem remontam a 1917, podem ser lidas as versões iniciais das histórias mais importantes da mitologia, muitas vezes escritas as pressas, à lápis.
Considerado o livro mais antigo de J. R. R. Tolkien, “O Silmarillion" foi lançado no ano de 1977, quatro anos após a morte de seu autor. A obra é fruto do trabalho do escritor durante toda vida, e exigiu uma dedicação maior que o próprio “ O Senhor dos Anéis”, trilogia mais aclamada do autor. Em O Silmarilion, temos um compilado dos contos e escritos onde Tolkien se dedica a explicar a origem do mundo de forma deslumbrante, relatando de forma detalhada a criação da Terra Média. 

"O Silmarillion" nos traz, portanto, a história da Primeira Era, ou dias antigos conforme o universo de Tolkien. Nesta obra o autor mostra a criação do mundo em uma linguagem quase solene, densa e cheia de detalhes como acontece em seus outros livros. Não é uma leitura fácil, mas a beleza do mundo criado por Tolkien faz de "O Silmarillion" uma obra de arte que vale a pena ser lida.

O ponto chave do livro é o conto Demanda das Silmarils. Silmarils são pedras preciosas criadas pelo príncipe dos Eldar, e que possuíam o brilho das árvores dos deuses. Tais pedras foram e usurpadas por Morgoth , que era um Ainur. Os Ainur, por sua vez, eram seres sagrados ou “deuses”. Temos também a origem dos elfos, homens e a guerra contra o grande inimigo travada por Fëanor.
O livro ainda possui outros contos de Tolkien, quais sejam: “Ainulindalë”, que nos traz o mito da criação de Arda que é equivalente a terra e o papel de Deus segundo o universo de Tolkien. Em seguida temos o "Valaquenta", que retrata os Valar, poderes que regem o universo e a relação destes com Morgoth, o grande inimigo e o seu servo Sauron. O “Akallabêth” revela a criação do reino Dúnedain, seu apogeu e sua queda. Por fim, “Dos Anéis da Terceira Era” mostra como Sauron, servo de Morgoth, criou os famosos anéis visando dominar toda a Terra Média e como os povos livres conseguiram resistir ao seu poder maligno. 

Para auxiliar a leitura, o livro conta com um glossário e com mapas da Terra Média. É um livro belíssimo e deixa claro que “O Senhor dos Anéis” foi apenas o desfecho de toda a extensa criação de Tolkien!


*Leia aqui a resenha de O Hobbit. 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato