Cinema Diário de Uma Paixão

PAUSA PARA O CINEMA: Diário de Uma Paixão

11:39Kellen Pavão

                            

SINOPSE:

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.


                                       
MINHAS IMPRESSÕES:

Baseado no livro homônimo de Nicholas Sparks, "Diário de Uma Paixão" é um romance daqueles bem tradicionais, típico água com açúcar mesmo. A princípio, a história de Duke e Allie pode parecer só mais uma história de amor, mas a química e carisma de Ryan Gosling e Rachel McAdams, aliada à sensibilidade do diretor Nick Cassavetes, (que usou e abusou das cores cheias de vida para ambientar a história) conquistaram o público e fizeram do filme um grande sucesso. 
                                     
No começo o casal pode até soar meio clichê por seguir a fórmula "rapaz humilde que se apaixona pela moça rica" mas os atores se destacam e conduzem a história com muita naturalidade, tornando o romance convincente. O melodrama condiz com a época em que o filme se passa (anos 40 e "sonho americano"), período muito bem retratado através das locações e dos figurinos.



O roteiro talvez tenha pecado na tentativa de manter o suspense quanto ao destino dos personagens, mas isto não compromete o romance. Nick Cassavetes (que também dirigiu Um Ato de Coragem) acertou em cheio ao desenvolver o amadurecimento da afeição entre ambos, que inicia-se com as tentativas frustradas de Allie de disfarçar seu interesse pelo rapaz pobre, frente às investidas de Duke. Esse amor (a princípio quase infantil) evolui ao longo do filme em virtude das dificuldades enfrentadas pelo casal. 
                                         
A história ganha um rumo um tanto quanto previsível, mas nos envolve e emociona até a última cena, exigindo muitos lencinhos dos mais emotivos (como eu!). A história é linda e a dedicação de Duke à Alie é comovente. Uma ótima dica para quem adora histórias de amor!

TRAILER DO FILME:

                                    





You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato